Opinião

Informe da Redação: Nova Reposição?, Nova Ferroeste

Informe da Redação: Nova Reposição?, Nova Ferroeste

 

 

Nova Reposição?

A Câmara de Cascavel irá conceder reposição salarial aos servidores e vereadores, novamente. Em dezembro de 2021 a Câmara já havia aprovado uma reposição salarial aos servidores e agora, cinco meses depois, irá votar outro Projeto de Lei concedendo nova revisão. O índice ainda não foi informado.

 

Nova Ferroeste

Será realizada em Cascavel amanhã (19), Audiência Pública para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da nova Ferroeste. O encontro será na Unioeste, a partir das 19h e poderá ser acompanhada também de forma online.

 

Morada Foz

O programa Morada Foz, que estabelece parâmetros para empreendimentos destinados à construção de moradia de interesse social, foi aprovado pela Câmara de Foz do Iguaçu em sessão extraordinária ontem (17) e agora segue para sanção do prefeito.

 

Pedágio

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Alep enviou requerimento ao ministro Walton Alencar Rodrigues, do TCU, solicitando acesso às planilhas financeiras e aos projetos básicos das obras dos seis lotes do novo programa de concessão de rodovias do Paraná.

 

Planilhas Incorretas

O documento afirma que até o momento dados imprescindíveis para a análise econômica e financeira foram omitidos pela ANTT. A Frente sustenta que a planilha financeira disponibilizada em consulta pública, e depois entregue ao TCU, contém números esparsos, que não demonstram a composição dos custos para elaboração de orçamento de cada lote.

 

Desapropriações

O Cejuscon de Cascavel realiza, entre os dias 23 a 27 de maio, mutirão de audiências de ações ajuizadas pelo DNIT que visam a desapropriação de imóveis que foram afetados por rodovias federais. A previsão é que sejam realizadas 53 audiências na tentativa de destravar as 60 ações de expropriação de imóveis.

 

Diretoria Executiva

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reconduziu cinco membros da diretoria executiva de Itaipu Binacional, que terão mandato até 16 de maio de 2027. Anatalício Risden Junior, diretor-geral brasileiro; Mariana Favoreto Thiele, diretora jurídica; David Rodrigues Krug, dretor técnico executivo; Luiz Felipe Kraemer Carbonell, diretor de coordenação; e Paulo Roberto da Silva Xavier, diretor administrativo.

 

Diretor Financeiro

Também foi nomeado André Pepitone da Nóbrega para o cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu, com mandato até 2027. Pepitone era diretor-geral da Aneel.

 

Terceira Via

O MDB e o PSDB começaram a defender a formação de uma chapa de terceira via para as eleições presidenciais formada pela senadora Simone Tebet (MDB) e pelo senador Tasso Jereissati (PSDB). Segundo informações, a cúpula do PSDB se reuniu em Brasília com as bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para uma definição da pré-candidatura do ex-governador de São Paulo João Dória. A informação é do jornalista Gerson Camaroti, da Globo.

 

Propaganda Partidária

Nesta semana, o PP, União Brasil, PT, Solidariedade, PC do B e o Podemos exibirão propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão nacionais. Cada sigla terá inserção máxima de 30 segundos.

 

Bolsonaro no Paraná

O deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, informou em seu twitter que o presidente Jair Bolsonaro (PL) estará neste sábado (21) em Curitiba para participar da Marcha para Jesus. O evento é organizado pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná.