Opinião

Informe da Redação: Muralha Digital, Reposição Salarial

Informe da Redação: Muralha Digital, Reposição Salarial

 

 

Reposição Salarial

A Prefeitura de Cascavel protocolou ontem (16), um Projeto de Lei com o reajuste do salário dos servidores municipais de Cascavel. O reajuste é referente ao ano de 2021 e o índice é de 7,59%. O presidente da Câmara, Alécio Espínola, disse que o projeto será votado na próxima semana.

 

Reunião Fechada

O Secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak se reunirá na manhã de hoje (17), com os vereadores da cidade para debater a situação da saúde pública do município. A reunião foi comunicada pelo Líder do Governo Paranhos na Câmara, o vereador Pedro Sampaio (PSC). De acordo com Sampaio, a reunião ocorrerá no Plenarinho da Câmara a portas fechadas e nem mesmo os assessores dos parlamentares poderão acompanhar.

 

Novo Vereador

O vereador Carlos Xavier (Republicanos) tomou posse ontem (16), na Câmara de Cascavel. Carlos irá assumir a vaga da vereadora Beth Leal por 30 dias. Ele é o primeiro suplente do partido e fez 1.172 votos nas eleições de 2020.

 

CPI da Sanepar?

Durante a sessão ordinária de ontem (16), da Câmara de Cascavel, os vereadores sugeriram a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o contrato e apurar a conduta da Sanepar em Cascavel.

 

Muralha Digital

A Câmara de Cascavel aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 48/22, que abre crédito adicional especial destinado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade no valor total de R$ 6 milhões para realizar a implementação do Projeto Muralha Digital.

 

Reajuste

A partir de hoje (17), a Sanepar aplica reajuste de 4,96% na tarifa de água e esgoto nos municípios em que administra o serviço. Com o reajuste, a tarifa mínima deve passar para R$ 81,45. O aumento foi autorizado pela Agepar e ocorre na 2ª Revisão Tarifária Periódica. O próximo reajuste deve ser feito a partir de abril de 2023.

 

Pré-sal e Petrobras

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza hoje (17), a partir das 9h30, uma audiência pública com o tema “O Pré-Sal e a Petrobras no Paraná” para debater a importância da destinação dos recursos oriundos da exploração do Pré-Sal em saúde, educação e no desenvolvimento socioeconômico sustentável. A audiência pública vai contar com a participação de Guilherme Estrella, geólogo e ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, conhecido como “pai do Pré-Sal”.

 

Fora do Ar

O Tribunal de Contas do Paraná comunicou que, na última sexta-feira (13), foram detectados registros suspeitos de atividades maliciosas em sua infraestrutura tecnológica. Imediatamente, a equipe técnica do TCE executou as medidas de isolamento, garantindo a segurança e a integridade das informações do Tribunal. Por conta do ataque, o sistema do TCU está fora do ar e os prazos processuais estão suspensos entre 13/5 e 20/5.

 

Vaquinha Virtual

Desde domingo (15), os pré-candidatos às eleições de outubro estão aptos a iniciar as campanhas de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. O financiamento coletivo, também conhecido como vaquinha virtual é oferecido desde 2018 e funciona por empresas especializadas registradas no Tribunal Superior Eleitoral.

 

Novo Presidenciável

Em evento realizado em São Paulo, o Pros anunciou a pré-candidatura de Pablo Marçal à Presidência da República. Pablo se apresenta como mentor e estrategista digital e vende cursos que prometem “prosperidade” aos alunos. Ele iniciou a carreira política em março deste ano e tem longa trajetória como coach, sendo um fenômeno da internet.