Opinião

Informe da redação: Morte de ex-prefeito, Cascavel nas redes e nada de carnaval

Confira o informe de hoje, 5 de fevereiro:

Informe da redação: Morte de ex-prefeito, Cascavel nas redes e nada de carnaval

Cascavel nas redes

A recepção calorosa ganhou espaço na página do Facebook do presidente Jair Bolsonaro, que compartilhou vídeo da chegada ao Aeroporto de Cascavel, aos gritos de “mito”, e outro com título “Em Cascavel/PR, a ‘Corrida do Século’”, com uma edição do evento e cenas da “corrida” disputada por ele, o governador Ratinho Junior e até o prefeito Leonaldo Paranhos, entre outros. Por volta das 17h, postou que estava saindo de Santa Catarina, com esta foto. Em discurso genérico, Bolsonaro repetiu algumas críticas já feitas, reclamou que não é fácil administrar o País, disse que precisa de liberdade e brincou: “Eu sou imbroxável!”

 

Prestígio

A inauguração do CNTA foi bastante disputada. Reuniu dois senadores catarinenses e 13 deputados federais, além de três estaduais. Já nos discursos, enquanto o prefeito Leonaldo Paranhos “lembrou” do Giacobo, o governador Ratinho Jr fez questão de citar o Evandro Roman.

 

Apoio

Quem também apareceu no evento foi o ex-deputado federal Dilceu Sperafico, que fez questão de cumprimentar seu ex-colega, Jair Bolsonaro: “Fomos colegas deputados federais durante 24 anos e aproveitamos a oportunidade para pedir o seu apoio às questões importantes para a região, como a extensão do pedágio, a vacinação da população contra a pandemia de covid-19 e reivindicações de investimentos federais em todas as cidades do oeste”, contou Sperafico.

 

E ele?

A estratégia era conversarem com o presidente Bolsonaro a sós e também entregar a carta assinada por 100 entidades sobre o repúdio à outorga onerosa na concessão do pedágio. Questionado pela Catve, Bolsonaro ainda parecia não ter entendido o assunto e disse que não dá para quebrar contratos no Brasil, mas prometeu que iria analisar o assunto com carinho. Ficou a esperança!

 

Cobranças

Por outro lado, o governador Ratinho Junior já teve recepções melhores. Recebeu até um princípio de vaia no seu discurso. O governador está sendo bastante cobrado sobre a concessão do pedágio. Líderes regionais, e até populares, querem que ele encampe a proposta de excluir a outorga e garantir a menor tarifa, mas Ratinho tem defendido a ideia do governo federal. E garantiu: “Pedágio tem que baixar na marra. Vamos conseguir baixar na bolsa”, disse, referindo-se à licitação via Bolsa de Valores.

 

Sem Carnaval

Depois de o governo do Estado cancelar o Carnaval no Paraná, o MP-PR avisou que trabalhará normalmente segunda, terça e quarta, assim como o TCE-PR.

 

Bate-boca I

Líder do Governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (Progressistas-PR), ex-ministro da Saúde, disse que vai pressionar politicamente e ameaça “enquadrar” a diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a eliminar exigências e agilizar a aprovação de vacinas contra a covid-19. Em entrevista ao Estadão, disse que os diretores da Anvisa estão “fora da casinha” e “nem aí” para a pandemia.

 

Bate-boca II

O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, reagiu: “Que enquadramento é esse que o deputado se refere? Ele está no dever de formalizar uma denúncia no canal competente ou se retratar. Acho que para ele não tem mais outra saída: Ou ele denuncia ou se retrata”.

 

Morre o ex-prefeito de Cascavel Salazar Barreiros

O ex-prefeito de Cascavel Salazar Barreiro faleceu na manhã desta sexta-feira (5). Na tarde de ontem, a família havia sido chamada ao hospital. Salazar estava na UTI do Hospital São Lucas após passar por uma cirurgia na coluna.

Ele foi prefeito de Cascavel por duas vezes, em 1989-1992 e 1997-2000.

O velório será realizado na Capela Master da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel). O horário do velório e do sepultamento devem ser divulgados em breve.