Política

Informe da redação: Jair Bolsonaro voltou ao Paraná, Made in Brasil e Terra Roxa

Foto: Rubens Fraulini
Foto: Rubens Fraulini

No Paraná

O presidente Jair Bolsonaro voltou ao Paraná pela quinta vez, desde que tomou posse, para a inauguração da central hidrelétrica de Bedim, em Renascença, no sudoeste. Bolsonaro voltou a repetir elogios à gestão do general Joaquim Silva e Luna, que está à frente da Itaipu Binacional há quase dois anos. “O Paraná é o estado em que o presidente mais esteve no Brasil. Isso demonstra o carinho do presidente com o povo do Paraná. (…) Venha sempre para o Paraná, que quando o senhor vem é só boa notícia!”, disse o governador Ratinho Junior.

 

Made in Brasil

A Fiocruz está investindo no desenvolvimento de uma vacina inteiramente nacional contra a covid-19 paralelamente à produção em massa, prevista para 2021, do imunizante da Universidade de Oxford. São três projetos distintos, baseados em tecnologias diferentes, que estão em fase inicial de testagem em animais. Dois deles podem estar concluídos para registro em 2022; o terceiro, apenas no ano seguinte.

 

Terra Roxa

Já vamos para oito meses de pandemia e ainda tem gente que não aprendeu. Uma mulher de Terra Roxa foi condenada ao pagamento de R$ 500 por danos sociais por desrespeitar determinação médica de isolamento domiciliar, com risco de contaminar outras pessoas com o novo coronavírus.

 

Voto impresso

Ante a polêmica nas eleições dos Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump acusa fraude por estar perdendo na contagem dos votos, Por aqui, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar no voto impresso. Ele disse que no próximo ano o governo vai trabalhar no Congresso para que o Brasil volte a ter o voto impresso. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, Bolsonaro disse que é preciso ver o que “acontece em outros países e buscar um sistema confiável” para as eleições 2022.

 

Fechado

A Transitar informou que excepcionalmente neste domingo (8) o novo terminal de passageiros do Aeroporto Municipal de Cascavel não será aberto para visitação. O fechamento é necessário para que a equipe possa organizar o espaço para o processo de homologação, necessário para que o local seja liberado para uso.

 

Debate

A AMC (Associação Médica de Cascavel) divulgou nota confirmando seu terceiro e último debate na próxima terça-feira, dia 10, com início às 20h30, na sede da entidade, no Bairro Recanto Tropical. A entidade pretende reunir os oito candidatos a prefeito de Cascavel. Sem público, o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais.

 

Ferida dos pedágios

Na sua vinda a Renascença, nessa sexta, o ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre “a ferida” dos pedágios do Paraná: “Vamos fazer agora a ferida curada, as novas concessões de rodovias do Paraná. Nós vamos jogar R$ 42 bi de investimento e duplicar 2 mil quilômetros, e isso com redução de tarifas. O Paraná tem a tarifa mais cara do Brasil Esse cenário vai mudar bastante. Vamos passar a ter tarifas palatáveis, mas com muito investimento. As pessoas vão perceber a agregação de valor”.