Política

Informe da redação: Hacker sincero, auxílio emergencial e professores em greve

Hacker sincero

A rede do Ministério da Saúde voltou a ser alvo de invasão na última quarta. A exemplo do ocorrido no fim de janeiro, o hacker deixou um recado nada delicado sobre a segurança da rede: “Arrumem esse site porco ou na próxima vai vazar os dados dos responsáveis por essa porcaria”, diz a mensagem que ficou exposta no “FormSUS”, um serviço da Saúde para elaborar e registrar formulários da rede pública. O invasor assinou a mensagem como “hacker sincero”. E se despediu: “Li o comentário de todos vocês no Twitter, Facebook, etc… Bjo”.

 

Auxílio emergencial

O ministro da Economia, Paulo Guedes, avalia que o congelamento do salário dos servidores públicos de União, estados e municípios em vigor neste ano é suficiente como compensação para pagar uma nova rodada do auxílio emergencial aos mais vulneráveis a partir de março. Mas o valor do benefício em 2021 não pode passar de R$ 250 em quatro parcelas.

 

Mais prazo

Em Cascavel, o vereador Valdecir Alcântara (Patriota) pediu ao secretário de Finanças, Renato Segalla, prorrogação por 60 dias do desconto de 50% da alíquota do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos), em vigor desde janeiro. A lei que o criou previa a possibilidade de mais prazo. Quem procurou a prefeitura para regularizar os imóveis tem passado longas horas nas filas.

 

Verdade

Em nota assinada por dois advogados, em papel timbrado da Vernalha Pereira, a defesa do prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, informa que vai “restabelecer a verdade”. Leonir foi detido em flagrante na segunda (15) com cinco galos de rinha em um carro oficial do Município com licenciamento atrasado.

 

Qual verdade?

Na “nota pública de esclarecimento”, a defesa diz que “Leonir não compactua com qualquer ato ou conduta que prejudique os princípios da administração pública ou o bem-estar dos animais, e que todos os fatos serão elucidados perante as autoridades competentes, tão logo a defesa tenha acesso aos procedimentos”. E só! Não esclareceu nada.

 

Investigação

Como o carro em questão já estava envolvido em outros problemas, a começar pela licitação, o Ministério Público do Paraná também vai investigar esse “episódio”.

 

Eleições CNM

A CNM (Confederação Nacional de Municípios) divulgou edital de convocação das eleições para escolha dos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais da entidade. O pleito ocorrerá no dia 11 de março, por meio eletrônico. O edital de convocação informa, ainda, que o regulamento, as resoluções e todas as informações pertinentes ao processo eleitoral estarão disponíveis no portal da CNM.

 

Quase em greve

Em assembleia-geral realizada na noite de quarta-feira, a APP-Sindicato aprovou o adiamento da greve dos professores e dos funcionários para 1º de março ou quando forem retomadas as aulas presenciais. Ou seja, a paralisação só ocorrerá se houver atividades presenciais e ficam mantidas as aulas remotas.

 

 

Ministro da Justiça no Paraná

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, esteve ontem em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para conhecer de perto algumas ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública na região e para o lançamento da Operação Independência, que tem como objetivo fortalecer o trabalho ostensivo e dar cumprimento a mandados de prisão no Paraná. A visita faz parte da programação da Agenda Segurança Pública 2021 do Susp (Sistema Único de Segurança Pública), que busca a integração no compartilhamento de dados, operações e colaborações das forças de segurança em todas as esferas.