Política

Informe da redação: Genesio e Assis Marcos na Acic

Informe da redação: Genesio e Assis Marcos na Acic

Genesio e Assis Marcos na Acic

Os empresários Genesio Pegoraro e Assis Marcos Gurgacz, respectivamente candidatos a presidente e a vice, estão à frente da única chapa inscrita para a eleição da nova diretoria executiva da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel). O protocolo da chapa Juntos Somos Mais Fortes foi feito na última quarta. A eleição será no dia 29 de abril. Tradicionalmente, a Acic já prepara o vice para ser o próximo presidente, assim, o empresário tem tempo suficiente para entender com mais profundidade o funcionamento da casa e tudo o que disponibiliza em soluções e quanto ao seu papel de representatividade. “Esse modelo de sucessão contribui para aumentar a confiança do diretor e cito o meu caso como exemplo, porque estive, nos últimos dois anos, ao lado do presidente Michel Lopes e pude compreender ainda melhor o que é a Acic e o que ela significa”, afirma Genesio.

 

Vice de Ratinho

A eleição é daqui um ano e meio e o cenário político já começa a se movimentar sobre especulações para o pleito de 2022. O jornalista Verdelírio Barbosa publicou que o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), segue cotado para a vaga de vice-governador na chapa de Ratinho Junior à reeleição.

 

Briga acirrada

Mas Paranhos não está sozinho na lista, que inclui nomes como Luiz Claudio Romanelli (PSB), Cida Borghetti (PP), Ulisses Maia (PSD), Alexandre Curi (PSB), Silvio Barros (PP) e Eduardo Pimentel (PSD). O único que não é citado (por enquanto) é o atual vice, Darci Piana.

 

Turismo

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli, esteve na Câmara de Cascavel ontem para apresentar ações e objetivos do Plano Plurianual específicos para a área de turismo. O evento também reuniu empresários do ramo de turismo. Hivonete defende que “o mundo merece conhecer Cascavel”.

 

Água salgada

A Sanepar informou na quarta (14) que o conselho diretor da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) aprovou aumento de 5,7701% na tarifa de água e esgoto, que pode ser aplicado após 30 dias da publicação da resolução.

 

Despedida

Bastante prestigiados os atos fúnebres do ex-prefeito, ex-deputado estadual e deputado federal José Carlos Schiavinato ontem, em Toledo. A missa de corpo presente foi transmitida ao vivo na fanpage do deputado. Antes, diversos líderes políticos da região estiveram no Paço Municipal Alcides Donin para se despedir. O sepultamento ocorreu na ala reservada aos prefeitos do Cemitério Cristo Rei.

 

 

Lula elegível

Por 8 a 3, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nessa quinta-feira (15) derrubar as condenações impostas pela Operação Lava Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deixa o petista elegível e apto a disputar as próximas eleições presidenciais. Na prática, o plenário manteve a decisão do ministro Edson Fachin, que considerou que a Justiça Federal de Curitiba não era competente para investigar Lula, já que as acusações levantadas contra o ex-presidente não diziam respeito diretamente a um esquema bilionário de desvio de recursos na Petrobras. Ainda está em aberto se as quatro ações penais que miram Lula (do triplex do Guarujá, do sitio de Atibaia e duas que miram o Instituto Lula) vão ser encaminhadas para a Justiça Federal do DF ou de São Paulo.