Política

Informe da redação: Forças Armadas perderam força

Forças Armadas perderam força

 

A lua de mel entre as Forças Armadas e a opinião pública parece estar chegando ao fim, segundo a Paraná Pesquisas. Se em março deste ano os militares tinham aprovação de 62,1% da população brasileira, agora a confiança caiu. Segundo a Paraná Pesquisas, as Forças Armadas (Exército, Marinha, Aeronáutica) têm a confiança de 32,6% da sociedade, mas segue como a instituição mais confiável entre os brasileiros. As demais instituições aparecem bem pior na fita. STF: 18,2%; Presidência da República: 14,8%; Ministério Público Federal: 12,1%; Senado: 2,8%; Câmara dos Deputados: 2,6%. A Paraná Pesquisas ouviu 2.030 eleitores em 26 estados e Distrito Federal de 30 de abril a 4 de maio de 2021. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

 

Militantes I

Em audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a reforma administrativa, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou servidores públicos que ingressaram nos cargos por concurso com militantes políticos.

 

Militantes II

“Poderíamos, assim como outros governos, estar abrindo concursos públicos, colocando gente para dentro, para aparelharmos o Estado e termos bastante militantes trabalhando para nós no futuro. Não estamos pensando assim, estamos pensando nas gerações futuras”, afirmou na audiência sobre a admissibilidade da PEC 32, que trata da reforma administrativa.

 

Na gaveta

A pressão da base governista ameaça empurrar a reforma administrativa para 2023. Deputados aliados do presidente Jair Bolsonaro se alinharam ao lobby dos servidores e querem evitar desgastes políticos a um ano das eleições. Com isso, as mudanças nas carreiras do funcionalismo – uma das principais bandeiras do ministro Paulo Guedes desde o início do governo, em 2019 – corre, mais uma vez, o risco de voltar para a gaveta.

 

Sem apoio

Deputados que vieram da carreira pública, em especial da segurança pública – como policiais civis, militares e federais -, procuradores e defensores públicos temem dar andamento à reforma. Soma-se ainda a esse cenário a resistência de congressistas da oposição.

 

Moradia popular

O governador Ratinho Junior assina nesta quarta o decreto de regulamentação do programa estadual de habitação, o Casa Fácil Paraná, que foi transformado em política permanente de Estado a partir da Lei 20.394, de dezembro de 2020. Além de estabelecer as diretrizes de projetos já em desenvolvimento, o governador também fará o lançamento de nova modalidade do programa, cuja meta é atender cerca de 30 mil famílias paranaenses nos próximos dois anos. O evento terá transmissão on-line e a participação do presidente da Cohapar, Jorge Lange, às 10h.

 

Auxílio-alimentação

Após aprovar auxílio emergencial de R$ 300 a famílias carentes, a Câmara de Vereadores discute agora a criação do Programa Toledo+Dignidade, que vai conceder o Benefício Eventual Auxílio-Alimentação, com transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. Conforme o projeto, cada benefício será no valor de R$ 130, “dentro da disponibilidade orçamentária” do Município.

 

 

Bem representados

Olhe que notícia legal. A embaixada dos EUA no Brasil divulgou a lista dos participantes do Programa Jovens Embaixadores de 2021. A seleção contou com mais de 10 mil inscrições para 33 vagas e o resultado tem representantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, com uma paranaense. Após a série de etapas seletivas, uma das escolhidas é Kétlyn Victoria Turetta, de 17 anos, no 3ª ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo. As atividades estão previstas para o período de 14 de junho a 13 de agosto deste ano, quando os Jovens Embaixadores (brasileiros e americanos) se juntam para participar de ações e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital e mudança social em sua comunidade e no mundo.