Política

Informe da Redação: Feira do Paço das Artes, Restaurante Popular e CGE

Feira do Paço das Artes

O prefeito interino, Renato Silva, e os secretários Luiz Ernesto Meyer Pereira (Cultura) e Hivonete Piccoli (Desenvolvimento Econômico) assinaram ontem (15), o decreto que cria a Feira do Paço das Artes. O secretário de Cultura, Luiz Ernesto Meyer Pereira, destacou que a iniciativa irá consolidar a cidade como polo cultural e de turismo cultural. “Será mais uma vitrine para mostrar a nossa produção artística e cultural e um estímulo ao turismo”, observou.

 

Capacitação

A comitiva de Foz do Iguaçu que está na Expo Dubai 2020 ministrou uma capacitação voltada a operadores de turismo dos Emirados Árabes Unidos com a participação do diretor da Dubai Travel & Tour Agent Group, Sudath Kuruppu. Foram apresentados os atrativos e serviços turísticos, a oferta hoteleira, de eventos e de turismo corporativo além da posição estratégica de Foz para a conectividade com outros países da América do Sul.

 

Restaurante Popular

Na próxima segunda-feira (18) serão retomadas as atividades do Restaurante Popular do Jardim Gisela, em Toledo. A previsão é servir 300 refeições diariamente contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos moradores do bairro e da região. Toledo possui sete restaurantes populares e o do Jardim Gisela era o único que ainda permanecia sem atividades.

 

Previdência Complementar

Toledo formalizou a adesão ao Regime de Previdência Complementar (RPC) que ficará responsável pela arrecadação e pagamento de benefícios de novos servidores cuja remuneração extrapola o teto do INSS. Estes recursos passam a ser geridos pela BB Previdência, administradora do Plano de Benefícios BBPrev Brasil, por meio de convênio com duração por tempo indeterminado, o primeiro firmado pela instituição com uma prefeitura no Brasil.

 

Consultoria

A Amic promove hoje (16), um mutirão de consultorias gratuitas para micro e pequenos empresários. O mutirão será realizado na sede da entidade, a Casa do Empreendedor, que fica na Rua Maranhão, número 92, Bairro Ciro Nardi, das 8h às 11h. Serão ministradas consultorias nas áreas de gestão contábil, empresarial e financeira; e-commerce, sistemas e análise de dados; tributos; cobrança e análise de crédito; seguros; e orientações jurídicas empresariais.

 

CGE

A Controladoria-Geral do Estado já esteve em 161 municípios com o programa CGE Itinerante, que completa dois anos neste mês. O objetivo é acompanhar atendimentos presenciais e ouvir dos seus usuários a opinião sobre os serviços estaduais. Nesse período, a maior demanda foi sobre a distribuição de vacinas contra a covid-19, com 119 visitas.

 

Governadores e ICMS

Governadores contrários ao Projeto de Lei que altera a regra de tributação sobre combustíveis, devem entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para tentar barrar a medida caso a proposta seja aprovada. O texto está em trâmite no Senado Federal.

 

Kit Covid

A vereadora de Cascavel Professora Liliam (PT) protocolou uma representação na 9ª Promotoria de Justiça de Cascavel, solicitando a abertura de investigação sobre a utilização do chamado “Kit Covid” para o “tratamento precoce” em Cascavel. A parlamentar solicita que o MP investigue, a fim de apurar responsabilidades como organização e financiamento, além das consequências e efeitos colaterais gerados pelos medicamentos.

 

Bolsonaro-Mourão

O Ministério Público Eleitoral defendeu ao TSE a rejeição de duas ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, em razão de disparos em massa via WhatsApp nas eleições de 2018. No parecer, o procurador Paulo Gonet Branco, afirmou que não há “comprovação da gravidade dos ilícitos narrados em grau apto para viciar substancialmente a legitimidade e a normalidade das eleições”.