Opinião

Informe da Redação: Eleição 2022, Novas Trocas

Informe da Redação: Eleição 2022, Novas Trocas

 

 

Eleição 2022

Neste sábado, 2 de abril, estamos a exatamente seis meses do primeiro turno das Eleições 2022. A data também é marcada pelo termino do prazo para que o presidente da República, as governadoras ou os governadores de Estado e do Distrito Federal e as prefeitas e os prefeitos renunciem aos respectivos mandatos, caso pretendam concorrer a outros.

 

Troca de Secretários

O presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza, é o novo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná. E o diretor-geral da Secretaria da Administração e Previdência, Elisandro Pires Frigo, é o novo titular da pasta. Eles substituem, respectivamente, Márcio Nunes (PSD) e Marcel Micheletto (PL), que reassumem suas cadeiras na Alep.

 

Novas Trocas

A expectativa é que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) anuncie novas mudanças no secretariado hoje, visto que é a data limite para a desincompatibilização. Segundo informações, Sandro Alex, da Infraestrutura e Logística, Ney Leprevost da Família, Justiça e Trabalho e Norberto Ortigara também devem se licenciar para concorrer ao pleito deste ano.

 

Beto deixa a Saúde

No final da tarde de ontem (31), o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, renunciou a gestão da pasta. Durante o pronunciamento, Beto agradeceu ao governador Ratinho Junior e disse que a decisão foi tomada em comum acordo, para que pudesse cumprir a legislação eleitoral, para concorrer a algum cargo legislativo nas eleições de outubro. Beto não comentou quem será o sucessor.

 

Cascavel perde Cadeira

A região oeste do Paraná perdeu uma das cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado estadual Gugu Bueno (PSD), voltou para a suplência, pois o titular da cadeira, o deputado estadual Marcel Micheletto deixou a secretaria de Administração do Paraná e retornou a Alep, para concorrer à reeleição.

 

Dobrada de Vices

O União Brasil filiou o atual vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt e o ex-vice-prefeito da cidade Tita Furlan. Ademar e Tita são pré-candidatos a deputados estadual e federal, respectivamente e tentarão uma dobradinha de vice-prefeito e ex-vice-prefeito de Toledo no pleito de 2022.

 

PSD pelo PL

O deputado federal Nelsi Maria, o Vermelho anunciou que deixou o PSD e se filiou ao PL, do presidente Jair Bolsonaro. O convite para mudança da sigla partiu do próprio Bolsonaro, durante um almoço. Vermelho deverá tentar a reeleição para a Câmara Federal no pleito de 2022.

 

Barros no PL

O deputado federal Filipe Barros filiou-se ao Partido Liberal, do presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar informou sobre a troca do União Brasil pelo PL em nota oficial distribuída à imprensa. No documento, ele diz que está ao lado do presidente Jair Bolsonaro desde 2015. Com a entrada de Barros no PL, o partido passa a ter três deputados federais. Os outros dois são Paulo Martins, pré-candidato ao Senado Federal, e Fernando Giacobo.

 

Josias escanteado

Que foi escanteado nessa semana foi o vereador de Cascavel, Josias de Souza, pelo MDB. O parlamentar seria pré-candidato a deputado estadual pela sigla, contudo, a Executiva do MDB filiou o apresentador Oziel Luiz, o “Batatinha”, lançou a pré-candidatura dele à Assembleia Legislativa do Paraná. Com isso, Josias precisou adiar os planos de concorrer uma das 54 cadeiras da Alep.