Política

Informe da redação do dia 8 de março de 2019

Ratinho deu pause

O governador Ratinho Junior “desapareceu” do mapa. Ele viajou aos Estados Unidos no fim de fevereiro, com destino ao Vale do Silício, mandou algumas informações oficiais sobre a viagem com a promessa de algumas parcerias e então apertou no “pause”. É que Ratinho se deu “férias” até segunda-feira, para rumo incerto e não sabido, em agenda particular. Ah! O governador fez questão de avisar de antemão que está pagando a viagem com recursos próprios. Play agora só semana que vem.

Dia da Mulher

Agora sob o comando de Jurandir Parzianello, a OAB-Cascavel começa a aparecer. Por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, entrega nesta sexta-feira um documento à Delegacia da Mulher solicitando que o órgão passe a funcionar 24 horas por dia, ininterruptamente, com equipes especializadas e multidisciplinares.

Com razão

Ele explica: é que hoje, devido à estrutura e efetivo reduzidos, o atendimento é feito em horário comercial, com interrupção para almoço, mas o agressor não espera para bater na vítima. De acordo com a advogada Neide Simões Pipa, presidente da Comissão da Mulher Advogada, a ação se mostra necessária e urgente: seja diante do aumento de casos desta natureza ou por conta da demanda de ocorrências cada vez mais diversas.

Vem mais por aí

A ação é o pontapé inicial do programa referente ao Mês Internacional da Mulher da OAB-Cascavel. Pela manhã, na Prefeitura de Cascavel, será feita a apresentação de proposta para a criação do Fundo Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher.

Plano-diretor

Uma audiência pública foi realizada no auditório da Prefeitura de Toledo quarta-feira para apresentação e discussão do cronograma, dos métodos e das técnicas previstas para a revisão do Plano Diretor do Município.

Quero férias

É comum do interino sempre assumir a prefeitura com a caneta vazia. Mas, em Cascavel, Alécio Espínola não esperava encontrar tanto problema durante sua temporada como prefeito. “Herdou” o caótico novo sistema do transporte coletivo, daí a tragédia do incêndio que destruiu os barracões da Cootacar, agora o temporal que abriu crateras pela cidade inteira. Isso sem contar o “mistério da diarreia” que tem desafiado a vigilância sanitária. E tem alguns dias ainda até Leonaldo Paranhos voltar…

Em dia

Quem não votou nem justificou a falta em pelo menos três votações seguidas já pode regularizar sua situação. Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um Cartório Eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência.

Cancelado

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não resolvam a situação. Os nomes dos faltosos começaram a ser divulgados em 20 de fevereiro e podem ser consultados nos cartórios eleitorais de todo o país. O prazo para a regularização vai até 6 de maio.

Meia volta

Ontem pela manhã a imprensa recebeu o aviso do cancelamento da agenda do secretário estadual de Educação, Renato Feder, a Cascavel, em decorrência do tempo fechado. Ninguém soube informar qual era a pauta mesmo que o trazia à cidade.