Política

Informe da redação do dia 5 de março de 2019

A tendência é a de que a movimentação dos processos da Lava Jato mude de figura

Informe da redação do dia 5 de março de 2019

Chefe novo

Por falar em Lava Jato… A partir desta Quarta-Feira de Cinzas o juiz Luiz Antonio Bonat (foto) volta das férias e assume em definitivo a 13ª Vara Federal, de Curitiba, no lugar do ministro Sérgio Moro. Com isso, a tendência é a de que a movimentação dos processos da Lava Jato mude de figura. A chefia da operação passará a um julgador com 25 anos de carreira, considerado duro nas sentenças, mas de atuação técnica moldada na máquina judicial e marcada pela discrição.

Será que vem?

Em uma das ações penais da Lava Jato, o ex-governador Beto Richa (PSDB) arrolou como testemunha de defesa seu primo Luiz Abi Antoun. Tarefa nada fácil para a Justiça, já que Abi viajou em setembro para o Líbano e desde então não pôs mais os pés no Brasil. Há quem diga que é procurado até pelos primos Richa, agora mais do que nunca. É que Abi seria o “cofre” do grupo. Nessa ação, Beto Richa é réu por corrupção passiva e associação criminosa na concessão de rodovias federais que fazem parte do Anel da Integração, no Paraná. Outros nove investigados também respondem à ação.

Prata da casa

Inclusive, parte da experiência de Bonat vem da sua atuação na tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai, onde encarou a 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, considerada “pedreira” do Judiciário pelo tipo de enrosco criminal da região.

1º PAI de Foz

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, anunciou a implantação do PAI (Pronto-Atendimento Infantil). O projeto estava em estudo desde o ano passado e após uma reorganização de cronogramas e valores o Município encontrou na reforma e na ampliação do prédio do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Avenida Paraná, a melhor alternativa. Serão R$ 7,5 milhões investidos para atendimento de 300 crianças por dia.

Prova de fogo

Prefeito interino de Cascavel, Alécio Espínola teve uma verdadeira prova de fogo na sua primeira experiência no Paço Municipal. E agiu rápido. Após o incêndio que destruiu os barracões da Cootacar, que selecionava materiais recicláveis, Alécio tirou todos os secretários da folga e deu início a uma força-tarefa para atender às cerca de 80 famílias.

Início de trabalhos

A Caciopar abre a agenda de trabalho no próximo dia 22 de março, no auditório da Acic em Cascavel. O evento será destinado a presidentes, diretores, executivos e empresários filiados a associações comerciais da região, parceiros e sociedade organizada. A recepção está agendada para as 19h. A abertura oficial será às 19h30, e às 19h50 ocorrerá a apresentação dos calendários da Caciopar e da Unicaciopar.

Aposentadoria

Será no dia 20 de março audiência pública sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que extingue a aposentadoria de ex-governadores do Paraná, encaminhada pelo governador Ratinho Junior no início de fevereiro. A audiência será às 10h, na Assembleia Legislativa. Apesar da pressa, na prática, a PEC só vai “valer” mesmo daqui quatro anos, se Ratinho decidir se “aposentar”. A medida não é retroativa.

Chapa única

A eleição para a escolha do novo presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) será dia 29 de março, mas tudo caminha para o consenso. Apenas Junior Weiller, prefeito de Jesuítas, demonstrou interesse em concorrer ao cargo. Ele já comandou a entidade entre março de 2010 e junho de 2011.

Bastidores

Junior Weiller vem colhendo assinaturas e apoios de prefeitos e prefeitas dos outros 53 municípios da Amop para substituir Anderson Bento, atual presidente e prefeito de Maripá. Segundo Weiller, nos próximos dias serão definidos todos os nomes que comporão a chapa. Pelo menos o discurso já está pronto: “A essência da gestão, caso eleito, será a defesa do municipalismo, sem sigla partidária, tratando todos os municípios de forma igualitária. Queremos fazer uma Amop ainda mais forte”, afirma Junior Weiller.