Política

Informe da redação do dia 30 de junho de 2018

Segurança

Na quinta-feira (28), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, composto pelas forças policiais que atuam na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, reuniu-se no Plenário da Câmara de Foz do Iguaçu para uma reunião ordinária. Parlamentares, membros do Poder Executivo e o prefeito Chico Brasileiro discutiram segurança pública, importância da união dos efetivos policiais, regularização dos Conselhos Municipais, investimentos na área e futuras ações de combate ao crime.

Lula preso

Mesmo após reclamar que é muito ruim assistir aos jogos do Brasil sozinho, o ex-presidente Lula deve continuar na cadeia. É que ontem o ministro do STF Alexandre de Moraes negou o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente. O ministro também rejeitou outro pedido para que o recurso seja julgado pela Segunda Turma da Corte, conhecida como “Jardim do Éden”, e não pelo plenário. Como o STF entra em recesso, o recurso agora deve ser votado só em agosto.

Vereadores mirins

Uma iniciativa para despertar no jovem a importância da atuação política está sendo realizada de forma conjunta pela Fiep, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Com fases distintas, o Projeto Jovem no Controle mobiliza 2.240 alunos de oito colégios do Sesi, nos municípios de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Objetivos

Um dos principais objetivos do projeto é formar consciência sobre a importância do ato de votar, associado ao posterior controle do desempenho de quem se atribuiu o mandato. A primeira fase da iniciativa, já concluída, foi a eleição, por voto direto, de nove vereadores em cada um dos oito colégios participantes.

Gasto irregular

O TCE-PR emitiu parecer prévio pela irregularidade das contas de 2016 do Município de Anahy sob a responsabilidade do então prefeito Joacir Antônio Lazzaretti (gestão 2013-2016). O motivo da desaprovação foi o gasto em excesso com publicidade no primeiro semestre daquele ano, quando houve as eleições municipais.

Defesa

O ex-prefeito responsável pelas contas não se manifestou. Porém, o atual prefeito, Carlos Antônio Reis (gestão 2017-2020), alegou que as despesas foram causadas pela divulgação de informações de interesse público, como anúncio de vagas de emprego, matrículas escolares, eventos públicos etc. O relator do processo, conselheiro Fabio Camargo, concluiu que não assiste razão à defesa.

Na Câmara

Agora o Parecer Prévio vai para a Câmara Municipal de Anahy. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal e aprovar as contas, são necessários dois terços dos votos dos vereadores.

Contra as drogas I

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e a secretária de Políticas Sobre Drogas e Proteção à Comunidade, Rose Vascelai, assinaram no fim da tarde de ontem o decreto que institui o “Programa Municipal de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas e Recuperação de Dependentes Químicos – Vida Nova".

Contra as drogas II

O programa envolve várias secretarias e entidades da administração direta e indireta do Município que executarão ações de prevenção, tratamento, reinserção social, acesso à Justiça e cidadania e redução de situações de vulnerabilidade social e de saúde a usuários de substâncias psicoativas, especialmente o crack.

*** A 143ª Zona Eleitoral, de Cascavel, divulgou a lista dos eleitores convocados como mesários para as eleições deste ano. ***