Política

Informe da redação do dia 30 de abril de 2019

Mais mortes, sem vacina nem informação

Em meio ao alerta geral de casos suspeitos e mortes confirmadas por H1N1, a população vive à mercê de uma situação lamentável. Em Cascavel, quem busca pela vacina nas unidades de saúde dá com a cara na porta e é mandado embora. Diante mortes já registradas, muitos se obrigam a buscar a imunização na rede particular, o que causou um aumento de 285% em uma das redes de farmácias que têm a vacina disponível em Cascavel. Enquanto isso, mais duas mortes foram registradas de sábado até ontem: uma haitiana moradora de Cascavel e uma mulher de 81 anos, de Guaraniaçu. Com elas, são cinco mortes em três semanas. Dados atualizados? Nada! A 10ª Regional de Saúde diz que nada pode informar fora do boletim do Estado, que ainda acha que existem só dois casos suspeitos de H1N1 na região. Em meio ao que pode ser um novo surto de gripe, informações são retidas sem qualquer explicação, por pura burocracia burra do poder público. É de revoltar!

Transparência

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) firmou parceria com a Universidade Positivo, que, sob a supervisão do corpo técnico do Tribunal, auxiliará na coleta de dados para a avaliação dos portais da transparência dos 399 municípios do Paraná. O acordo, com vigência de 12 meses, não envolverá a transferência de recursos financeiros do Tribunal para a instituição.

Pente-fino

O objetivo da parceria é desenvolver o controle social e estimular a cultura de participação do cidadão na fiscalização dos entes públicos. A iniciativa tem a meta de promover a integração entre a corte de contas e a sociedade, visando à promoção de melhorias na gestão dos municípios paranaenses.

A avaliação dos portais levará em consideração cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.

Ranking

O objetivo do TCE é divulgar, até o fim de 2019, um ranking dos portais da transparência dos 399 municípios do Estado, elencando quais estão atendendo as normas sobre o tema de forma mais adequada.

Paciência

Só quem pesquisa portais da transparência sabe o verdadeiro exercício de paciência que são.

Recadastramento

Atenção você que mora em Serranópolis do Iguaçu. Os eleitores devem comparecer no Fórum Eleitoral para o Recadastramento Eleitoral Biométrico de 6 de maio até 29 de novembro, conforme cronograma determinado pela Resolução 824/2019 do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O atendimento será no Fórum Eleitoral em Medianeira, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O eleitor que não comparecer terá o seu título cancelado.

Caça ao Abi

Oficiais de Justiça foram a dois endereços do primo-distante Luiz Abi Antoun em Londrina na última sexta-feira (26). Num deles quem atendeu disse que Abi havia se mudado; no outro, que ele havia viajado para o Líbano para tratamento de saúde, sem data para retorno. As informações são do blog Contraponto.

Interpol

Caracterizada a fuga, o jeito é pedir à Interpol que o prenda e o traga de volta para o Brasil para responder como réu na ação penal derivada da Operação Integração. Abi é cidadão libanês e dificilmente o governo concederia a extradição, mas especialistas dizem que a prisão pela Interpol é possível. O primo é suspeito de ser o “caixa” do grupo. Ou seja, além da Justiça, há mais interessados na sua volta.

PEC da Previdência

Apesar do otimismo, a avaliação do governo é de que a PEC da Reforma da Previdência só será votada no plenário da Câmara dos Deputados no início do segundo semestre. É que as lideranças do Centrão avisaram a interlocutores do Planalto que não votam o texto antes do recesso parlamentar de julho.