Política

Informe da redação do dia 29 de maio de 2018

Líder caminhoneiro denuncia infiltração

O presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes (foto), afirmou em entrevista coletiva ontem que há um forte grupo de intervencionistas infiltrados na paralisação dos caminhoneiros. “Quem quer derrubar o governo, que monte um movimento, não use a Abcam”, disse. De acordo com ele, não são mais os caminhoneiros que estão fazendo greve. “Há quem se diga liderança, mas está ligado a partidos políticos”. Ele contestou ainda a ideia de que o movimento estivesse querendo “incendiar o cenário político nacional”. “Os caras querem dar um golpe nesse País e eu não vou fazer parte disso”, afirmou. Ele disse ainda que a partir de hoje o País estará “bem encaminhado para a normalidade” e que a paralisação ainda não acabou porque o Brasil é um país de proporções continentais, o que retarda o processo. Segundo Lopes, ontem restava desmobilizar em torno de 250 mil caminhões.

Juraci pede o boné

Confirmado: o secretário estadual do Planejamento, Juraci Barbosa, pediu mesmo o boné à governadora Cida Borghetti. Tesoureiro do diretório estadual do PSDB, Juraci vai se dedicar à estruturação do partido no Estado e, principalmente, ajudar na coordenação da campanha do ex-governador Beto Richa ao Senado. Juraci se despede do cargo nesta quarta-feira (30).

Beto avulso?

Antes disputado pelas equipes de Cida (PP) e de Ratinho Júnior (PSD), a avaliação agora é se o apoio do ex-governador Beto Richa é bom ou ruim para a campanha. Tanto que o próprio Beto, em entrevista ao portal Bem Paraná, admitiu concorrer “avulso” ao Senado, sem apoiar ninguém ao governo do Estado.

Denúncias

Desde que deixou o governo, dia 6 de abril, Beto virou assunto constante da mídia estadual, e até nacional, com os inquéritos e processos “baixando” de instância, pois perdeu o foro privilegiado. As maiores, até agora, são a Quadro Negro, que investiga desvios da Educação, a Publicano, que trata de propinas envolvendo agentes da Receita Estadual no Paraná para abastecer a campanha de 2014, e mais recentemente áudios que revelam direcionamento da licitação de duplicação da PR-323 à Odebrecht. Beto nega todas as acusações.

Nepotismo

A Prefeitura de Santa Helena exonerou sete servidores comissionados que eram parentes próximos de pessoas ligadas à administração municipal. A medida atendeu à recomendação administrativa feita pelo Ministério Público na última sexta-feira.

Portas fechadas I

Centenas de prefeituras do Paraná estão fechando as portas desde sexta-feira devido à falta de combustível para abastecer as frotas. No oeste, a Amop orientou todos os prefeitos a decretarem situação de emergência. A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) fez um “giro” pelas associações regionais para apurar a situação.

Portas fechadas II

A Amerios (Associação dos Municípios da Região do Entre Rios) recomendou na sexta-feira às 32 prefeituras que suspendam as aulas e o transporte escolar, além de parar o maquinário público. As 25 prefeituras da Comcam (região de Campo Mourão) fecharam as portas ontem em solidariedade à greve. Apenas serviços de coleta de lixo, saúde e de assistência social são mantidos. A situação se repete na maioria das entidades municipalistas.

Audiência pública

Em meio ao caos instalado pela greve dos caminhoneiros e com diversos serviços suspensos, os chefes do Executivo e do Legislativo municipais precisam prestar contas do primeiro quadrimestre nesta semana. Para tanto, convocaram audiências públicas em suas cidades entre hoje e quarta-feira, já que quinta é feriado nacional de Corpus Christi.

Nota da redação

Em função da greve dos caminhoneiros, o Jornal O Paraná também sofre com o desabastecimento e por isso reduziu a edição impressa e está com a circulação comprometida. Para que todos os leitores tenham acesso à cobertura factual e às principais notícias regionais e nacionais, basta acessar o site www.oparana.com.br e as nossas redes sociais.

*Texto alterado às 10h30 de 30 de maio para corrigir a informação sobre a Operação Publicano, que envolve fiscais da Receita Estadual e não Federal.