Política

Informe da redação do dia 29 de junho de 2018

Aeroporto Regional é confirmado

A notícia chegou no meio da tarde de ontem e agora é definitiva: a governadora Cida Borghetti confirmou a desapropriação da área para a construção do Aeroporto Regional do Oeste. Ainda não há data para o anúncio oficial, o qual deve ser feito na presença de líderes estaduais. A expectativa é de que isso ocorra o mais breve possível, em função da restrição eleitoral.

Aeroporto Municipal

E por falar nisso… Em Toledo, o assessor da Presidência para Assuntos Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo da Silva Veras, e o comandante Clairton Hammer, da Fênix Consultoria, atendem a imprensa às 10h desta sexta-feira para esclarecer a vistoria técnica realizada no Aeroporto Municipal Dalcanalle Filho. O encontro será na Sala de Reuniões, no Gabinete do prefeito Lucio de Marchi.

Toledo é destaque

Ainda em Toledo… O Município é destaque nacional do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que mede o desenvolvimento dos municípios brasileiros, de 2016. Toledo aparece em sétimo lugar nacional. Apucarana é o quinto melhor, os dois únicos do Paraná entre os dez melhores.

Casa nova

O vereador Rômulo Quintino (PSL) vai mudar de “casa”. Ele se licencia da Câmara para comandar a Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel. Para a vaga dele, o primeiro suplente é Nei Haveroth e o segundo, o Soldado Jeferson. Nei comanda hoje a Cohavel e não parece muito propenso a trocar de “casa”.

Senado

A Radar Inteligência divulgou dados da pesquisa ao Senado no Paraná. neste ano, serão eleitos dois senadores para as vagas de Roberto Requião (MDB) e Gleisi Hoffmann (PT). Dentre os 1.494 entrevistados entre 19 e 24 de junho, 25,9% disse que votariam em Requião e 21,6% no ex-governador Beto Richa (PSDB). A pesquisa está registrada no TRE sob o número 04595/2018.

Outros nomes

Os demais candidatos às duas vagas aparecem na seguinte colocação: Rubens Bueno (PPS) ficou em 16,4%, Delegado Francischini (PSL) tem 14,1%, Flávio Arns (Rede) tem 10,3%, Takaiama (PSC) tem 9,1%, Cristiane Yarede (PR) tem 7,6%, Alex Canziani (PTB) aparece com 6,2%, Professor Oriovisto (Podemos) com 5,2% e Wilson Picler (PSL), com 2,7%.

Richa calado

Por falar em Richa… O ex-governador esteve em Cascavel nos dois últimos dias. Ontem, ciceroneou o presidenciável Geraldo Alckmin na Amop. Alvo de uma série de investigações e réu em ações na Justiça Eleitoral e Federal, Beto evitou polemizar as declarações do juiz Sérgio Moro de que o caso sobre a Odebrecht, enviado à Justiça Eleitoral a pedido da defesa de Beto, não se trata de “mero caixa dois”. “Eu não discuto decisão judicial”, resumiu.

Pressão de Lula I

E por falar em Justiça… O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, decidiu liberar para julgamento o recurso do ex-presidente Lula (PT) para suspender os efeitos de sua condenação. Lula está preso na PF de Curitiba desde 7 de abril após ter sido condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Pressão de Lula II

Fachin estava esperando manifestação da Procuradoria-Geral da República. Agora, cabe à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, definir a data do julgamento. A última sessão plenária do Supremo deste semestre, antes do recesso, ocorrerá hoje. Lula quer porque quer ser julgado pela Segunda Turma, conhecida como “Jardim do Éden”, que soltou José Dirceu esta semana.

Sem prestígio

Apesar do exagerado sistema de segurança com o fechamento da Rua Pernambuco em frente à Amop, na manhã de ontem, foi muito baixo o prestígio aos tucanos em Cascavel. Uma meia dúzia de gatos pingados prestigiaram o encontro com o ex-governador Geraldo Alckmin, que tenta de novo ser presidente do Brasil, que estava acompanhado de seu colega Beto Richa.