Política

Informe da redação do dia 27 de abril de 2018

Reajustes salariais

Em tempos de caixa apertado, aos poucos os municípios da região negociam os reajustes salariais com os servidores. Em Braganey o aumento retroativo a abril é de 2,84%; Lindoeste o percentual é de 1,81%, com retroativo a março. A média está baseada no índice de inflação – e ainda é paga com dificuldades pelas prefeituras que enfrentam cortes em todos os setores.

Diálogo

Em Cascavel, com a proximidade da data-base dos servidores municipais de Cascavel e professores da rede pública municipal (1º de maio), o prefeito Leonaldo Paranhos receberam ontem líderes sindicais dos professores e dos servidores para detalhar a realidade econômica do Município, a inflação para o período e as projeções do índice prudencial que limitam os gastos com a folha de pagamento.

Só a inflação

O prefeito Paranhos disse que, diante do cenário atual, os números apontam para a possibilidade de reposição da inflação, além de manter aberto o diálogo com as categorias para atender demandas que não incidam na folha de pagamento. Calculado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o valor proposto é de 1,7% – resultado da soma de 1,48% e 0,22%, que seriam, respectivamente, o acumulado até março e a projeção para abril de 2018.

Feriado prolongado

O governo o Estado decidiu decretar ponto facultativo na próxima segunda-feira, véspera do feriado do Dia do Trabalho. Os trabalhos em todos os setores param na sexta e voltam apenas na quarta-feira.

Secretarias mantidas

Toledo não vai mais extinguir as Secretarias da Mulher e da Juventude. Uma mensagem oficial foi enviada para a Presidência da Casa pedindo a retirada do projeto que tramitava nas comissões. O assunto causou muita polêmica e foi rejeitado por movimentos sociais e entidades representativas. O assunto era indigesto até na própria base governista.

Sem cachimbo

O vereador Vanderlei Sauer (DEM), de Marechal Cândido Rondon, apresentou esta semana na Câmara projeto visando proibir o uso de narguilé em locais públicos, abertos ou fechados no Município, gerando muita discussão entre os moradores, com grupos favoráveis e contrários à proposta. O projeto pretende proibir, ainda, a venda do cachimbo, essências e complementos para menores de 18 anos. A iniciativa já é discutida em outras cidades da região, inclusive Toledo.

Deltan

O coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, encerra a programação de palestras do 24º Salão Paranaense de Turismo, que ocorre de 26 a 28 de abril, em Curitiba. Ele ministra a palestra “Ética e Combate à Corrupção nos Negócios”.

Marcha tensa

“Clima tenso e incerto”. Essa é a avaliação do presidente da Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná), Jaime Vasatta (PTN), sobre a Marcha dos Vereadores, em Brasília, realizada durante a semana e encerrada ontem. “Todos vimos os cenários mudarem com muita rapidez. Nem mesmo quem está mergulhado nas discussões políticas em tempo integral consegue acompanhar com clareza tantas mudanças”, descreve.

Crise institucional

Com mais de 2 mil vereadores representando suas regiões, a Marcha foi encerrada ontem (26). Para o presidente da Acamop, em um momento de grande crise nas instituições e nas personalidades políticas, os vereadores precisam cumprir mais do que nunca seu papel. “Somos o elo mais próximo das comunidades, aqueles que primeiro são procurados em caso de necessidade, então é tempo de fortalecer esse relacionamento, valorizando essa proximidade e confiança”, resume.