Política

Informe da redação do dia 26 de setembro de 2018

Prestação de contas

A Câmara de Toledo realiza nesta semana três audiências públicas para prestação de contas do cumprimento das metas fiscais, exposição dos recursos e serviços na área de saúde e exposição da execução orçamentária e gestão na educação. A primeira audiência será no dia 27, às 14h, quando a Comissão de Finanças e Orçamento receberá o prefeito Lucio de Marchi para demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2018. No mesmo dia 27, às 18h30, a Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania recebe a secretária Denise Liel para prestação das contas da Saúde de maio, junho, julho e agosto. E, na véspera, quarta-feira, às 18h30, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto recebe a secretária Edna Schaeffer para apresentação dos relatórios da execução orçamentária e da gestão fiscal na pasta aos vereadores.

Em Cascavel

Em Cascavel, a prestação de contas do segundo quadrimestre do Executivo e do Legislativo será nesta quarta-feira, a partir das 14h, no plenário da Câmara.

Oriovisto

O professor e empresário Oriovisto Guimarães, candidato ao Senado, esteve em Cascavel ontem. Falando a empresários, disse que o Brasil precisa de um grande choque de modernidade: “Precisamos, com trabalho, honestidade e por meio da política, vencer as amarras de um estado patrimonialista que custa tão caro e que faz que fiquemos reféns um perigoso ciclo de atraso”. Ele afirmou que quer ser senador para bem representar o Estado e os paranaenses em Brasília. “Quero estar lá para atender reivindicações legítimas do nosso povo”.

Cortes no Estado

Também em Cascavel, em encontro com cerca de 120 empresários e autoridades, o candidato a vice-governador do Paraná Darci Piana afirmou que, caso eleitos, Ratinho Júnior e ele, vão promover mudanças profundas na condução do Estado: “Faremos um rigoroso controle das contas públicas. Tem dinheiro sim, o que falta é uma gestão eficiente e planejada”, afirmou Piana, dizendo que uma das primeiras providências será enxugar o número de secretarias de Estado em pelo menos 50%.

Ciro internado

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde dessa terça (25). A informação oficial era de que seriam apenas exames de rotina. Contudo, extraoficialmente Ciro teria sentido dores na bexiga. A agenda de candidatos não é fácil: nos últimos quatro dias, Ciro esteve em nove estados e no Distrito Federal.

Contra Bolsonaro

Mulheres de todo o País organizam um protesto neste sábado contra o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro. #Todoscontrabolsonaro e #Elenão têm conseguido uma grande adesão em Curitiba e em Cascavel o movimento tem se multiplicado pelo Facebook.

Último debate

A Rede Globo fará na próxima semana os debates que encerram a campanha no primeiro turno. Na terça-feira (2) tem confronto entre os candidatos ao governo do Estado, e, na quinta-feira (4), com os presidenciáveis. A confusão ontem se deu por conta do candidato Cabo Daciolo (Patriota), que promete ir à Justiça para garantir sua participação no debate da Globo.

Tiro de misericórdia

A denúncia do MP ontem pode ter sido o tiro de misericórdia na candidatura de Beto Richa ao Senado. Abandonado por quase todos os “aliados”, inclusive gente bem chegada que mandava e desmandava durante seu governo, sumiram do radar do ex-governador.