Política

Informe da redação do dia 26 de maio de 2018

Ex-vereador é preso

O tenente-coronel da Polícia Militar Fernando Dias Lima, o ex-vereador Fernando Bacana, foi preso ontem e levado para uma cela especial no Posto Tenente Edi do Corpo de Bombeiros, no Bairro São Cristóvão, em Cascavel. O motivo da prisão seria o desenrolar de um processo que ele responde por assédio sexual, a princípio com investigação de atos praticados contra mulheres policiais militares.

Silêncio

A defesa de Bacana disse à reportagem que “está analisando a decisão judicial que deu origem à prisão preventiva para saber as medidas judiciais mais adequadas a serem toadas neste momento”, mas que ainda não havia detalhes. A reportagem procurou o 6º Batalhão da Polícia Militar e o 5º Comando da PM em Cascavel. O 6º BPM alertou que quem deveria se manifestar seria o 5º comando, mas a assessoria de imprensa do 5º comando não retornou o contato.

Sítio de Atibaia

O juiz Sérgio Moro suspendeu audiência que realizaria na segunda-feira (28) na ação penal sobre o sítio de Atibaia, cuja propriedade é atribuída ao ex-presidente Lula e fruto de propinas pagas pelas empreiteiras OAS e Odebrecht. Lula era um dos convocados a prestar depoimento, embora já cumprindo pena de prisão na PF de Curitiba pela condenação referente ao triplex de Guarujá. Em seu despacho, Moro justifica o adiamento pelo bloqueio de estradas e cancelamento de voos causados pela greve dos caminhoneiros.

Vereadores

O Legislativo iguaçuense participou ativamente do encontro da Acamop (Associação de Câmara e Vereadores do Oeste do Paraná) realizado em Foz do Iguaçu de 23 a 25 de maio. Alguns temas debatidos durante o encontro foram: eleições 2018; postura no exercício do mandato; atual momento político do país. O intuito, além da troca de informações, era trabalhar a qualificação dos parlamentares no exercício de seus cargos.

PSD de Foz

A comissão provisória do PSD-Foz definiu os nomes dos pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal. Os nomes serão avaliados pela Executiva Estadual, que irá definir quem vai concorrer nas próximas eleições.

Assembleia

Para a disputa à vaga de deputado estadual, o partido indicou o professor Sérgio Paulo de Oliveira, que foi vereador em Foz por três mandatos e, como suplente de deputado federal, chegou a ocupar a cadeira no Congresso duas vezes. A outra indicada é a empresária Inês Weizemann, eleita presidente da Câmara de Foz e que chegou a comandar a prefeitura de Foz durante quatro meses, devido à anulação das eleições de prefeito.

Emprestado

Já para a Câmara Federal, o PSD indicou o vereador Márcio Rosa da Silva e o deputado federal Evandro Roman, que na última eleição foi eleito com base eleitoral de Cascavel. Essa é a segunda vez que Foz “importa” deputado de Cascavel. Fernando Giacobo também migrou de cidade.

Portas fechadas

Muitos órgãos aproveitaram a greve dos caminhoneiros para tirar uma folguinha. Alguns com razão. Outros nem tanto. É o caso de várias repartições públicas. Se alguém parou, param também.

Serranópolis

Durante esta semana, o prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Luiz Ferri, com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Roseli Sehn, estiveram em Brasília, na Marcha dos Prefeitos, e garantiram R$ 200 mil para a compra de medicamentos e outras ações na área de saúde.

Gabinete de crise

Cascavel instalou ontem o “gabinete de crise”, envolvendo o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, a Divisão de Transporte, o Jurídico e as empresas Capital do Oeste e Pioneira. Tudo isso devido à greve dos caminhoneiros. Por conta disso, neste domingo não tem transporte público em Cascavel. E, hoje e segunda-feira, a frota estará bastante reduzida.