Política

Informe da redação do dia 24 de outubro de 2018

Não há fraude!

As auditorias de urnas eletrônicas realizadas em cinco estados na semana passada – após queixas de eleitores – concluíram que não havia indícios de fraude na votação realizada no primeiro turno. Em relatórios, a Justiça Eleitoral afirma que as urnas estavam "em perfeitas condições de uso e funcionamento" e que "não houve nenhum indício de fraude ou defeitos". As fiscalizações foram realizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, entre quinta (18) e sábado (20).

Quem disse

As auditorias foram realizadas após o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, pôr em dúvida a lisura das urnas eleitorais, o que gerou uma série de queixas e fake news ainda no dia da eleição. Alguns dos denunciantes diziam que a foto do candidato não aparecia na urna ou então que a votação fora encerrada sem que fosse pressionada a tecla "confirma".

Certinho!

"As votações bateram rigorosamente", disse o corregedor do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), Gilberto Ferreira. "O eleitor pode ir votar tranquilo no segundo turno."

Sem debate

O segundo turno das eleições presidenciais chegará ao fim sem que os dois principais concorrentes (Fernando Haddad e Jair Bolsonaro) tenham se enfrentado diretamente. A TV Globo cancelou o debate programado para a próxima sexta-feira (26), porque Bolsonaro disse que não pode ir por conta de "limitações em virtude da bolsa de colostomia" que carrega, consequência da facada que sofreu em setembro.

Nunca antes…

Inclusive, esta vai ser a primeira vez desde a volta das eleições diretas, em 1989, que não haverá debate presidencial no segundo turno. Em 2006, o ex-presidente Lula (PT), então candidato à reeleição, não participou dos debates no primeiro turno, mas ficou cara a cara com Geraldo Alckmin (PSDB) na reta final.

Nem se viram

E tem mais: Bolsonaro e Haddad não se enfrentaram nenhuma vez, pois o petista entrou no meio da corrida eleitoral e depois do dia 6 de setembro o capitão fez campanha de dentro do hospital.

A Dom Cabral I

O governador eleito do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), contratou a Fundação Dom Cabral para fazer um estudo sobre a estrutura administrativa do Estado. Durante a campanha, ele prometeu cortar pela metade a estrutura do governo, reduzindo secretarias e órgãos. E é esse estudo que deve lhe dizer quais serão cortadas.

A Dom Cabral I

É essa mesma fundação que foi contratada pelo prefeito Leonaldo Paranhos para fazer a reestruturação administrativa da Prefeitura de Cascavel, ano passado. O que chamou a atenção é que, depois de muito estudo, os planos mudaram bastante e pouco do que a Dom Cabral sugeriu chegou a ser posto em prática.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde formalizou entregou ontem mais quatro veículos para consórcios intermunicipais de saúde paranaenses. Os veículos modelo Renault Duster fazem parte de um lote de 25 adquiridos para auxiliar os consórcios nas atividades desenvolvidas em todo Paraná. Quinze já foram entregues. O investimento é de R$ 1,8 milhão.

Quem recebeu

Foram contemplados agora a ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste), o Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná), de Toledo, o Cimsaúde (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais) e o Ciscomcam (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão).