Política

Informe da redação do dia 22 de junho de 2018

Rede no oeste

Com menos de um mês para o início das convenções partidárias que apontarão em definitivo os candidatos que disputarão as eleições deste ano, a Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, conta com três nomes que disputarão as eleições proporcionais pelo oeste paranaense: Amilton Farias (Foz do Iguaçu) a deputado federal e Marcelo Bianconi (Guaíra) e Junior Rasbot (Toledo) a deputados estaduais. A sigla conta ainda com o pré-candidato a governador professor Jorge Bernardi e a senador, Flávio Arns.

Titularização

O superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Paraná, Walter Pozzobom, apresenta nesta segunda-feira, às 13h30, na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel, palestra sobre Titulação e Regularização Fundiária na Faixa de Fronteira e áreas de projetos de assentamento do Plano Nacional de Reforma Agrária – Lei 13.465/17 e suas regulamentações.

Convidados

Haverá palestra também do delegado da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Marcos Pescador. Foram convidados prefeitos, vereadores, assessores jurídicos, secretários de Agricultura, servidores públicos, sindicatos e outras entidades representativas.

Observatório social

O Observatório Social de Cascavel elegeu Rui Dias da Rosa como presidente, em substituição do empresário José Alexandre Polasek. Ambos são membros ativos do Observatório desde a fundação, em 2008.

Modelo

Com dez anos de atividades, o Observatório Social de Cascavel se inspirou em um projeto originalmente criado dois anos antes em Maringá. A missão do organismo é fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público. Com a ajuda de colaboradores, ele faz o acompanhamento prévio, entre outras ações, de licitações principalmente em prefeituras. Rui foi candidato na única chapa oficialmente inscrita para o pleito. O mandato é de dois anos.

Mais uma

Respeitada a proporção, a governadora Cida Borghetti já fez em dois meses muito mais que seu antecessor em quase oito anos. Agora, mais uma para o placar: abriu novo PSS (Processo de Seleção Simplificado) para contratar professores temporários conforme a demanda.

Pela metade

Nos últimos anos, o governo estadual vinha reduzindo ano a ano a contratação de PSS, mesmo sem aumentar o quadro próprio. Tanto, que as horas contratadas caiu pela metade em quatro anos. Hoje o Estado tem 22 mil professores temporários e a meta é contratar ao menos 100 profissionais conforme a necessidade de cada núcleo regional de ensino.

Informações

Para quem quiser participar, o edital é o 34/2018, e as inscrições serão abertas dia 29 de junho. A Secretaria de Educação deve publicar a classificação final em 24 de julho.

Vai que é tua…

Hoje tem jogo do Brasil na Copa do Mundo e a Prefeitura de Cascavel preparou um telão na frente da Catedral Nossa Senhora Aparecida, no Centro. A partir das 7h um trecho da Avenida Brasil ficará interditado para a segurança dos torcedores. Em tempo: o Brasil precisa vencer a Costa Rica para manter as chances de seguir na competição.

Meio expediente

Por conta do jogo, o expediente geral da prefeitura foi reduzido. Será das 12h às 18h.

Inferno astral

O ex-governador Beto Richa teve um dia de folga do seu inferno astral. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) aceitou, quarta-feira, um pedido da defesa do tucano e retirou das mãos de Sérgio Moro um inquérito que investiga supostos repasses de recursos da Odebrecht para a campanha eleitoral de 2014. Agora, o caso ficará apenas com a Justiça Eleitoral.