Política

Informe da redação do dia 21 de setembro de 2018

Carta de FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou ontem uma carta "aos eleitores e eleitoras" na qual faz uma análise do atual momento político brasileiro a menos de três semanas da eleição presidencial. Ele faz um apelo pela união do centro político nas eleições. "Ainda há tempo para deter a marcha da insensatez. Como nas Diretas-já, não é o partidarismo, nem muito menos o personalismo, que devolverá rumo ao desenvolvimento social e econômico." Confira a íntegra da carta no espaço Opiniões, página 2 desta edição.

Tico-tico? Onde?

O ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), afirmou ontem que o áudio em que ele aparece conversando com o ex-deputado estadual Tony Garcia sobre um “tico-tico” não se refere a propina, mas há um pagamento atrasado a um empresário. Richa questionou ainda a veracidade das gravações entregues ao Ministério Público e à Justiça que serviram de base para a decretação de sua prisão na operação Radiopatrulha, que investiga suspeitas de fraudes em licitações para obras em estradas rurais.

Oportunistas

Aparentemente magoado com a debandada, Beto Richa disse ontem que o comportamento de antigos aliados seus que, após sua prisão, não querem aparecer ao seu lado é “oportunista”. Sem citar nomes, ele afirmou ainda que pretende seguir a campanha "sozinho", sem pedir a "solidariedade de ninguém".

Debate

O segundo debate entre candidatos ao governo do Paraná ocorrerá na RICTV/Record TV no dia 28 de setembro, às 18h. Terá a participação de seis postulantes ao cargo: Cida Borghetti (PP); Dr. Rosinha (PT); João Arruda (MDB); Ogier Buchi (PSL); professor Piva (Psol); e, Ratinho Jr. (PSD). Será 1 hora e 45 minutos de confronto direto, com tema livre e questões elaboradas pelos principais âncoras do Grupo RIC Paraná.

Segundo turno I

Um grupo de frequentadores da Boca Maldita, em Curitiba, montou uma mesa para defender a realização do segundo turno para que os candidatos a governador do Paraná participem dos debates e confrontem as propostas do plano de governo de cada um. O Comitê Suprapartidário da Boca Maldita se instalou na quarta-feira (19) no Calçadão da Avenida Luiz Xavier e começou a distribuir três panfletos com denúncias ao candidato Ratinho Jr.

Segundo turno II

Já em entrevista ao jornalista Denian Couto, na RICTV, ontem, foi a vez da governadora Cida Borghetti (PP) dizer que “vai ter segundo turno, sim!”

Lava Jato

Depois de quatro anos integrando a força-tarefa Lava Jato do MPF-PR (Ministério Público Federal no Paraná), o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima retorna às suas atividades na Procuradora Regional da República da 3ª Região, em São Paulo. Lima fez parte da formação inicial da operação com seis procuradores, designada pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot em abril de 2014 e deve se aposentar no próximo ano.

Substituto

A saída do procurador consta da Portaria PGR 843 publicada no Diário Oficial da União ontem e no mesmo documento está a designação do procurador da República Felipe D’Elia Camargo para ocupar a vaga de Lima. A portaria foi assinada pela procuradora-geral da República, Raquel Elias Dodge.

Made in Cascavel

O novo integrante da força-tarefa é procurador desde 2013 e já esteve lotado no MPF em Cascavel. Atualmente estava à frente do MPF de Joaçaba, em Santa Catarina.

Catástrofes

Em Foz do Iguaçu, o vereador João Sabino apresentou uma indicação solicitando ao Poder Executivo a criação de um Fundo Municipal de Emergência. O documento ressalta que o objetivo é guardar uma verba para utilizá-la em caso de catástrofes que venham atingir o Município, como enchentes, granizo e vendaval. O dinheiro cobrirá gastos com lonas, alimentos, roupas, remédios e outros materiais necessários aos munícipes atingidos.