Política

Informe da redação do dia 21 de abril de 2018

Toledo fazendo escola…

Depois do polêmico projeto aprovado em Toledo que proíbe a inauguração de prédios inacabados e atos públicos para lançamento de obras, ou seja, qualquer oba-oba em cima de algo que não vai funcionar, já tem gente copiando a iniciativa da vereadora Olinda Fiorentin. Em Fazenda Rio Grande, o vereador Professor Marlon (Pros) protocolou projeto de lei que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou inacabadas. O projeto já foi lido e apreciado pela Câmara e deverá ser votado nas próximas sessões.

Situação difícil

O ex-senador Osmar Dias (PDT) tem um abacaxi nas mãos. Com a postura agressiva de seus concorrentes somando partidos à coalizão, Osmar ficou quase que isolado. Hoje tem apenas seu PDT e o pequeno Podemos garantidos. A questão é que eles não garantem nem tempo de TV nem dinheiro para uma campanha competitiva ao governo do Estado. Juntos, têm algo em torno de 45 segundos no horário eleitoral gratuito, enquanto seus adversários (Cida e Ratinho) dividem o restante dos 5 minutos.

E o Requião?

A única opção que parece restar a essa altura para Osmar é uma aliança com o MDB, que vem com um preço: Roberto Requião. Isso lhe garantiria tempo semelhante ao de Ratinho (cerca de dois minutos), cabos eleitorais e verba do fundo eleitoral. Muita gente no PDT se opõe a fazer aliança com Requião, dizendo que foi isso que afundou a candidatura de Osmar em 2010. Parece que a essa altura não sobrou muita opção…

Prestigiados

O auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico ficou pequeno para todos os líderes que acompanharam a visita da governadora Cida Borghetti em sua primeira visita oficial desde que assumiu o comando do Estado. Na ocasião, o deputado federal Dilceu Sperafico foi empossado como chefe da Casa Civil. Muita gente ouviu os discursos do lado de fora, mas não desistiu de cumprimentar a primeira governadora mulher do Paraná.

Espaço democrático

Todos os deputados presentes tiveram uma rápida oportunidade para cumprimentar Cida e Dilceu. Já empossado, Dilceu falou pouco, pois uma irritação na garganta levou o novo chefe da Casa Civil ao hospital pouco depois para ser medicado. Ele garantiu que depois do breve repouso médico, os poucos meses do atual governo serão de muito trabalho.

Pegada feminina

Cida Borghetti (PP) tem arrastado muitas mulheres pelas cidades que passa. Vereadoras, primeiras-damas e gestoras de todo o Estado estiveram em Toledo para acompanhar a visita. Um contraponto interessante na frente de honra e nos discursos sempre tão masculinos.

Agenda cravada

Como vice-governadora e pré-candidata ao governo do Estado, Cida já estava com a agenda cheia e dividida entre o mandato e os compromissos políticos. Responsabilidade dobrada e um curto espaço de tempo para muitas realizações se somam agora. Tanto que, na quinta-feira, depois de um dia todo percorrendo a região e da posse de Dilceu, em Toledo, ela ainda se reuniu com os Progressistas em um jantar, com um tom de apoio já definido.

Demanda

Por onde passa, Cida tem repetido seu discurso: quer ouvir as demandas locais e regionais. “Adotamos uma política descentralizada. Estamos levando os temas aos municípios para escutar as questões regionais. Com isso vamos avançar e dar respostas mais rapidamente”, disse ela na sexta-feira, já em Maringá.

Fórum de Líderes

O deputado federal Alfredo Kaefer (Progressistas) participou esta semana do 17° Fórum Empresarial do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), realizado em Recife, ao lado do presidenciável Alvaro Dias (Podemos-PR), do senador Cássio Cunha Lima e do deputado Artur Maia.