Política

Informe da redação do dia 1º de novembro de 2018

Moro se encontra com Bolso

O juiz Sérgio Moro se encontra com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (1º) no Rio de Janeiro. As apostas são de que sua resposta será “sim” ao convite feito publicamente por Bolsonaro para que Moro assuma o Ministério da Justiça. Porém, outros garantem que os olhinhos do juiz da Lava Jato brilharam mesmo foi pela cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal). De qualquer forma, seria a despedida do juiz da força-tarefa da Lava Jato.

Astronauta ministro

O presidente eleito confirmou ontem o nome do tenente-coronel Marcos Pontes (PSL) para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesta eleição, ele concorreu como segundo suplente do senador eleito Major Olímpio (PSL-SP). "Comunico que o tenente-coronel e astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. É o quarto ministro confirmado!", escreveu Bolsonaro em seu Twitter.

15 ministérios?

A equipe de transição de governo entregou ontem um desenho do novo Governo Bolsonaro, com 15 ministério. Hoje são 29. Inclusive, o presidente eleito já anunciou os nomes do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para assumir a Casa Civil, do economista Paulo Guedes para o superministério da Economia (incluirá os Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio Exterior) e também do general Augusto Heleno para chefiar o Ministério da Defesa.

Condenado fora!

O presidente eleito disse que condenados por corrupção não assumirão pastas em seu governo. Bolsonaro disse ainda que anunciará os nomes pelas redes sociais e que qualquer informação fora desse ambiente é "mera especulação maldosa".

Guaraniaçu

O Município de Guaraniaçu enviou para a Câmara seu orçamento para 2019, com valor total de R$ 41.712.998, que inclui as secretarias, o Fupremguaçu (Fundo de Previdência do Município) e o Poder Legislativo.

Turno único

A partir desta quinta-feira (1º), a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu adota turno único de seis horas diárias no serviço público municipal. Assim, o atendimento passa a ser das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, até 31 de janeiro de 2019. Serviços de urgência, como Samu e Complexo Hospitalar Municipal, permanecem 24 horas diárias; escolas, limpeza pública e guardas patrimoniais mantêm horário normal, e os postos de saúde atenderão das 7h30 às 17h.

Sem hora extra

Como o turno único é medida de economia, também fica proibido o pagamento de hora extra. A prefeitura pode ainda prorrogar o turno único, caso entenda necessário.

Impositivo

Já em Foz do Iguaçu, a discussão é por conta das emendas impositivas ao orçamento de 2019 e também a aplicação das emendas elaboradas ano passado para serem executadas agora. É que cada secretário defende sua sardinha e tenta convencer os vereadores a aplicarem o dinheiro em ações da sua pasta.

Valores

E com razão. A legislação municipal da Terra das Cataratas dá direito aos vereadores remanejarem 1,2% da receita corrente líquida para o ano subsequente, desde que ao menos a metade vá para a área de saúde. O orçamento municipal é de R$ 1,14 bilhão.

Destaque nacional

De 100 cidades com potencial para investimentos, Toledo ocupa a 43ª posição no País e a quinta no Paraná, aponta a edição de outubro da revista Exame divulgada ontem. Para chegar aos resultados, foram avaliados 42 indicadores subdivididos entre aspectos voltados à sociodemografia, saúde, educação, economia, transporte e às áreas financeiras e de infraestrutura.

***A Justiça autorizou as cerca de 13 mil empresas filiadas à Acic a abrirem as portas dia 14 de novembro. ***A data é feriado do aniversário de Cascavel e a lei impede a abertura, sob risco de multa e cassação do alvará.