Política

Informe da redação do dia 1º de maio de 2019

Marcha da folia

Rodou as redes sociais o vídeo do prefeito de Tibagi (Campos Gerais), Rildo Leonardi, em cenas picantes no elevador de um hotel em Brasília durante a Marcha dos Prefeitos. Ontem, ele usou sua página no Facebook para pedir desculpas “pela disseminação de uma mídia que veicula um momento íntimo em um local privado não apropriado”. Ele explica que as cenas mostradas ocorreram “em situação absolutamente privada, em momento de folga” e que o ato “não envolveu qualquer prejuízo aos cofres municipais”. Só não contou quem foi que gravou o inusitado. Rildo está separado há dois anos, quando foi vítima de facadas da ex-esposa, revoltada por casos de adultério do marido. Ela foi presa e ainda responde na Justiça por crime de lesão corporal.

Causa animal I

Toledo assinou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para a criação da Coordenação de Defesa e Proteção Animal. O Município se compromete a implantar o cargo de coordenador de Defesa e Proteção Animal, vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e o cargo de fiscal ambiental, com poder de polícia para atuação na proteção e defesa animal.

Causa animal II

O TAC prevê ainda uma série de outras medidas como aprovação e regulamentação do Código Municipal de Proteção Animal; ampliação do programa de castração de cães abandonados; criação e regulamentação do Fundo Municipal de Defesa e Proteção Animal, dentre outros. Em caso de descumprimento de qualquer cláusula, será aplicada multa diária de R$ 1 mil.

Copel vende mais

A Copel fechou o balanço do primeiro trimestre de 2019 com variações positivas nos principais indicadores de venda por suas empresas subsidiárias. O total de energia vendida cresceu 13%, composto pelos resultados da Copel Distribuição, da Copel Geração e Transmissão, dos Complexos Eólicos e da Copel Comercialização em todos os mercados. No total, foram comercializados 12.183 GWh. O resultado é atribuído à melhora da produção industrial.

Educação

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, tem extensa agenda para cumprir nesta quinta-feira em Cascavel. O primeiro compromisso é às 9h no Colégio Estadual Professor Francisco Lima da Silva, e então ele percorre o Conjunto Riviera, os Colégios Jardim Consolata, Padre Pedro Canísio Henz, Wilson Joffre e Marilis Pirotelli. Visita ainda o Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugatto e às 16h tem reunião no auditório da Univel.

Fim dos canudos

Agora é lei! A partir de agora passa a contar o prazo para bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes e similares em Foz do Iguaçu de fornecerem canudos biodegradáveis, individual e hermeticamente embalados. A Lei Municipal 4.720/2019, é fruto de um projeto de lei da vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT). Os estabelecimentos têm 180 dias para se adequarem, contados a partir de 29 de abril.

Planos econômicos

Aqueles que têm ação na Justiça Federal questionando perdas de rendimento na caderneta de poupança em função dos planos econômicos chamados de Bresser, Verão e Collor II poderão esclarecer dúvidas em audiência pública que será realizada dia 10 de maio em Curitiba. A ideia da audiência é esclarecer caminhos para resolver os processos, como acessá-los, como se qualificar e os documentos necessários. A sessão será na sede da JFPR do Edifício Bagé, Centro de Curitiba, às 14h.