Política

Informe da redação do dia 1º de Abril de 2018

Festa do Trabalhador

A tradicional Festa do Trabalhador realizada pelo Seminário Diocesano São José coloca Cascavel todos os anos no noticiário nacional. A grande sensação são os cerca de 450 costelões assados no chão que, além de deliciosos, rendem uma imagem muito bonita. A festa também é tradicional palco político, sendo sempre bem prestigiada por pré-candidatos, que aproveitam o bom público (cerca de 20 mil visitantes) para marcar presença e deixar seu recado.

Atos

E por falar em Dia do Trabalho… As sete centrais sindicais do País farão ato unificado em Curitiba hoje. A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detido desde 7 de abril por determinação do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, fez com que a capital paranaense fosse escolhida para sediar o encontro inédito. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal. O ato unificado está marcado para ocorrer na Praça Santos Andrade, a partir das 13h. A organização espera ao menos 25 mil pessoas.

Shows

Mas nem tudo são queixas. Em meio aos discursos que devem condenar o “golpe” que levou Lula para a cadeia, o ato no Centro de Curitiba contará com shows de artistas locais e nacionais, como Beth Carvalho, Maria Gadú, Renegado, Ana Cañas. Às 16h deve haver ato político com presença de presidentes das centrais sindicais, representantes de movimentos sociais, além de parlamentares e outras autoridades.

Elefante Branco

Ainda em fevereiro, o Jornal O Paraná publicou reportagem alertando sobre os problemas do Hospital Regional de Toledo. Na época, houve uma leva de “ofendidos” com o termo “elefante branco” usado na reportagem. Pois adivinhem o nome da CPI que vai investigar as irregularidades milionárias da obra?

No Cisop

E por falar em elefante branco… Em Cascavel, a novela da construção da nova sede do Cisop promete render mais alguns capítulos. Isso porque, das oito empresas que participam da licitação, três foram inabilitadas pela documentação, duas de Cascavel e uma de Maringá. Com isso, a disputa entrou em fase de recursos e pode ser postergada mais um tanto.

Valor

A licitação da obra abandonada na Avenida Brasil tem valor máximo de R$ 8.013.383,37. Os envelopes contendo as propostas de preços permanecem vistados e fechados, sob a guarda do Departamento de Gestão de Compras de Cascavel. Se ninguém reclamar do primeiro resultado, eles serão abertos nesta quinta-feira (3). Mas já tem quem aposte que ainda vem muita polêmica pela frente.

Marcha dos Prefeitos

A Amop finaliza os preparativos para a 21ª Marcha de Prefeitos a Brasília, que ocorrerá de 21 a 24 de maio. A entidade quer a eliminação de despesas decorrentes do desenvolvimento de ações criadas pela União ou pelo Estado e que não deveriam ser de responsabilidade das prefeituras, bem como a revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal, que, com 18 anos, já se encontra desatualizada frente à realidade do País.

Folha

Um dos gargalos dos prefeitos é a folha de pagamento. Apenas na região da Amop, das 54 prefeituras, 42 tiveram sinal de alerta emitido pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). Por isso, os prefeitos querem que o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal seja revisto e consigam escapar das punições.

***Curioso: maio começa e termina com feriado. Hoje, Dia do Trabalho, e dia 31, um quinta-feira, será feriado de Corpus Christi. *** Dias 4 e 5 de maio e dias 7 e 8 são as datas definidas pelos gestores do Território Cidadão para a implantação da estrutura temporária da sexta edição do programa no Bairro Universitário, região sul de Cascavel. *** O programa tem sido a “menina dos olhos” do prefeito Leonaldo Paranhos e chega à sua sexta unidade.