Política

Informe da redação do dia 19 de setembro de 2018

Regulamentação de escalas

Em Toledo, o Município expediu decreto para regulamentar a publicidade das escalas de servidores em órgãos da administração municipal – notadamente da área da saúde. Assim, a população deverá ter acesso às informações sobre o quadro de funcionários responsável pelos atendimentos nas unidades de saúde municipais, com nomes, horários e escalas de plantão.

Dolce Lavoro I

O decreto é um dos resultados da Operação Dolce Lavoro, deflagrada em maio deste ano pelo Ministério Público para apurar desvios de conduta por parte de funcionários de unidades de saúde quanto ao registro de frequência. No curso da investigação, a Promotoria constatou indícios de falta de controle eficiente de presença de servidores que atuam em regime de escala e plantão.

Dolce Lavoro II

Foram verificadas irregularidades como casos de pessoas que não compareciam ao serviço apesar de constarem na escala – inclusive com registro de presença – e de servidores que faziam alteração dos plantões por conta, sem prévio conhecimento das chefias, entre outras situações.

Pra lembrar…

Só para lembrar, essa operação do MP resultou no afastamento de uma diretora e de dois servidores de uma unidade de saúde. O MP já colheu vários documentos para investigar exageros pagos em horas extras.

Vale-alimentação

Ainda em Toledo, o prefeito Lucio de Marchi apresentou proposta para o pagamento do vale-alimentação a partir de 2019. A administração municipal propõe ao SerToledo (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo) o repasse de R$ 320 durante dez meses no ano que vem. O vale atende cerca de 3 mil servidores, a um custo de R$ 900 mil mensais.

Saúde

A Secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Kátia Yumi Uchimura, reúne-se hoje com os vereadores. O diálogo é continuidade de uma política que já vem sendo adotada pela Câmara, que toda quarta-feira, às 10h30, conversa com o gestor de alguma pasta ou área para acompanhar os trabalhos e ter conhecimento sobre o planejamento de futuras ações em cada secretaria.

Candidaturas

O Ministério Público Eleitoral acionou a Justiça para contestar 2.636 registros de candidatura nas eleições de 2018 no Brasil. O número equivale a 9,1% dos 28.949 pedidos registrados para os cargos majoritários e proporcionais, informou a PGR (Procuradoria-Geral da República) nessa terça-feira (17).

Inelegíveis

Quase um terço das contestações (749) se refere a casos de inelegibilidade decorrentes da Lei da Complementar 64/1990, com a redação dada pela Lei da Ficha Limpa (LC135/10). As demais contestações são decorrentes do desrespeito a outros critérios previstos em lei passíveis de indeferimento do registro de candidatura, segundo a PGR.

Como fica

A baixa adesão ao convite de Beto Richa para retomar sua campanha ao Senado, ontem, complica ainda mais a sua vida. O ex-governador não conseguiu nem mesmo juntar aliados como Valdir Rossoni e Ademar Traiano. E a pergunta ontem foi inevitável: será que pularam do barco?

Vedado

E por falar em Beto… Ele tem sido um dos nomes mais citados durante o programa eleitoral gratuito. Mas nada de bom… Claro que teve choro. E ontem a Justiça Eleitoral suspendeu a propaganda eleitoral no rádio e na TV contra o candidato ao governo Ratinho Junior (PSD), na qual ele é relacionado ao ex-governador.

Você viu?

A propaganda em questão traz um carro enlameado entrando em um lava a jato onde é empregada uma fala destacando malfeitos da gestão do ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB), relacionando-os com Ratinho Jr. Para a juíza auxiliar Graciane Lemos, “esse jogo de frases lançadas (…) emprega meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.