Política

Informe da redação do dia 19 de julho de 2018

Foz conservadora

No dia 28 de julho, Foz do Iguaçu será palco da Cúpula Conservadora das Américas. O evento, organizado pelos deputados Fernando Francischini (PSL-PR) e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), reunirá representantes políticos da direita latino-americana do Brasil, do Paraguai, do Chile, da Colômbia e até dos Estados Unidos em quatro mesas redondas abordando economia, segurança, cultura e política.

Onde

O evento será no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Rodovia das Cataratas, KM 19,5), das 9h às 20h30, com organização da Fundação Indigo de Políticas Públicas e apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e Centro de Estudos em Seguridade (CES). Quase mil pessoas já se inscreveram – a expectativa é de que o encontro reúna perto de 3 mil pessoas.

Absolvido…

A 8ª Turma do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) absolveu ontem o ex-deputado federal paranaense André Vargas e o irmão dele Leon Denis Vargas Hilário do crime de lavagem de dinheiro em relação à aquisição de um imóvel no Bairro Alphaville Jacarandá, em Londrina, em 2011. Conforme o relator, a casa foi comprada em 2011 e os valores pagos em propina ao ex-deputado teriam sido feitos entre 2013 e 2015. Vargas responde a outros processos e foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 13 anos de prisão.

…e condenada

A mesma turma condenou ontem a jornalista Cláudia Cruz, esposa do ex-deputado federal Eduardo Cunha, a dois anos e seis meses de prisão pelo crime de evasão de divisas. Cabe recurso contra a decisão e a pena poderá ser revertida para medidas alternativas. A maioria do colegiado entendeu que Cláudia, ao manter depósitos não declarados no exterior, se beneficiou de parte do dinheiro recebido como propina por seu marido no contrato entre a Petrobras e uma empresa petrolífera em Benin, na África.

Briga no tapetão

O PSDB do Paraná, presidido pelo ex-governador Beto Richa e pré-candidato ao Senado, moveu uma ação cautelar na Justiça Eleitoral em que acusa o senador Roberto Requião (MDB), pré-candidato à reeleição, de pagar multa eleitoral pendente das eleições de 2014 com dinheiro do fundo partidário. A Justiça Eleitoral aplicou multa de R$ 150 mil pela edição da fala do senador Alvaro Dias em seu programa eleitoral. Neste ano, o MDB do Paraná quitou integralmente a multa.

Voto em trânsito

Eleitores brasileiros que estarão no Paraná nas eleições de outubro terão quatro locais a mais para votar em trânsito na comparação com o pleito de 2014, num total de nove opções: Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

Requisição

Os eleitores já podem solicitar o voto em trânsito. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é necessário comparecer a qualquer cartório eleitoral com documento oficial com foto até 23 de agosto e indicar o local em que pretende votar. Nesse período será possível alterar ou cancelar a habilitação já requerida.

Sessão itinerante

O presidente da Câmara de Cascavel, Gugu Bueno, confirmou para esta quinta-feira a segunda sessão itinerante promovida pelo Legislativo municipal neste ano. Serão tratados assunto de interesse dos moradores das seguintes regiões: Periollo, São Francisco e Jardim Colmeia. A sessão começa às 19h no salão anexo à Capela Nossa Senhora da Aparecida.

Cancelado

Em função de imprevistos de última hora, a diretoria da Acic optou por cancelar a reunião empresarial que estava agendada para a noite desta quinta-feira, em Cascavel. O calendário de encontros semanais voltará ao normal na próxima semana.

***Sem sinal de outras onças, volta ao normal hoje a rotina do Lago Municipal e do Zoológico de Cascavel. ***A pista de caminhada no Lago fica aberta das 6h às 19h. ***Já o Zoológico no horário habitual, das 8h às 17h30.