Política

Informe da redação do dia 18 de setembro de 2018

Dois oestes?

Que o oeste do Paraná foi deixado de lado durante o Governo Beto Richa é questão unânime. O que não se sabia é que existem dois oestes. Ontem, durante encontro na Acit, em Toledo, a governadora Cida Borghetti ficou sabendo: Dilceu Sperafico, chefe da Casa Civil, disse que há o extremo oeste, formado por Toledo até Guaíra, e o oeste, de Cascavel em diante. Segundo ele, as conquistas colhidas agora, entre elas o Aeroporto Regional, é fruto de trabalho dos líderes do Extremo Oeste.

Na região

A governadora, inclusive, fez um longo tour na região fim de semana, e ontem. Passou por Foz do Iguaçu, esteve domingo e ontem em Toledo, onde visitou várias empresas e foi sabatinada na associação comercial, esteve em Palotina, Assis Chateaubriand e Santa Helena.

Ratinho na Acimacar

Na manhã dessa segunda-feira (17), a Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon) recebeu a visita do candidato a governador do Paraná Ratinho Junior. A intenção da entidade ao ceder o espaço para o candidato é oportunizar aos empresários e aos eleitores conhecer melhor as propostas, ideias e programas do candidato ao governo.

Reivindicações

Na oportunidade, foi entregue um documento ao candidato com as bandeiras e as demandas da classe empresarial do Município e região, listadas pela Acimacar. “Não podemos deixar passar a oportunidade de ouvir de perto as propostas dos candidatos para o futuro do Estado. Como associação, temos a missão de trazer informação para nossos associados e comunidade, por isso, acreditamos que precisamos abrir as portas para todos que nos procurarem”, afirma o presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner.

Caso de polícia

A disputa eleitoral agora virou caso de polícia. O candidato ao governo João Arruda (MDB) acusa as emissoras de rádio da família do candidato Ratinho Jr de deixarem de veicular inserções obrigatórias da propaganda eleitoral. A Coligação Paraná: Emprego, Educação e Combate à Corrupção protocolou ontem no Tribunal Regional Eleitoral um pedido de liminar contra a Rádio Massa FM. A chapa diz ter evidências de que a rede está sabotando as inserções comerciais de Arruda previstas na lei eleitoral e pede a prisão do diretor da rádio.

Arquivada

Com 18 votos favoráveis e um contrário, foi para a gaveta a denúncia feita contra o vereador Fernando Hallberg (PPL). Eles votaram pelo parecer da Comissão Processante, que entendeu que não houve ilegalidade na contratação de publicidade em um veículo de comunicação no período em que Hallberg era sócio.

Sabatina Fiep

A partir das 8h30 desta terça-feira, os quatro candidatos mais bem posicionados na corrida pelo Palácio Iguaçu apresentam suas propostas para a indústria do Paraná; às 14h, o candidato à presidência Henrique Meirelles dialoga com lideranças industriais.

Propostas

O Sistema Fiep vai entregar aos candidatos um documento com proposta para o desenvolvimento do setor. Ele foi baseado no Master Plan de Competitividade para a Indústria Paranaense 2031, trabalho de priorização de demandas feito por lideranças do segmento. O documento tem 30 desafios a serem trabalhados nos próximos anos em prol da competitividade da indústria.

Lindeiros

No oeste fim de semana, o deputado Ratinho Junior estendeu sua visita e ontem foi recebido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em Mercedes, onde pôde apresentar suas propostas e ouvir as demandas da região. O evento faz parte de um cronograma de encontros com os candidatos ao governo do Estado, organizado pelo Conselho dos Lindeiros. Além de Ratinho Junior, agendas com João Arruda e Cida Borghetti também serão desenvolvidas.