Política

Informe da redação do dia 16 de setembro de 2018

Deonilson e Atherino presos

Apesar da decisão de Gilmar Mendes, o ex-chefe de Gabinete de Beto Richa Deonilson Roldo e o amigo-empresário Jorge Atherino devem continuar na prisão. É que o habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes alcança somente a decisão no âmbito da Operação Radiopatrulha, desencadeada pelo Gaeco para investigar a Patrulha do Campo, mas não mexe com as prisões preventivas que o juiz Sérgio Moro baixou contra Deonilson e Atherino também envolvidos na Operação Piloto e que diz respeito à fraude da licitação da PR-323, também deflagrada na terça-feira (11). Assim, Deonilson e Atherino ficam à disposição de Moro e dos procuradores do Ministério Público Federal, a menos que também consigam outro habeas corpus.

“Atropelo” I

Chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador federal Deltan Dellagnol diz que não foram cumpridas as normas processuais corretas na decisão do ministro Gilmar Mendes que soltou Beto Richa e os outros 14 envolvidos na Operação Radiopatrulha, do Gaeco.

“Atropelo” II

Pelo Twitter, Deltan afirmou: “Li a decisão. HC de ofício sem livre e prévia distribuição viola o juiz natural. Atropelo procedimental, como foi a decisão de [Dias] Toffoli suspendendo o caso de [Guido] Mantega liminarmente, sem aguardar as informações do juiz, quando não havia perigo de demora demonstrado.”

Divisão

De toda sorte, a prisão de Beto Richa no meio da campanha eleitoral dividiu opiniões. De um lado, quem defende que a Justiça deve seguir com seus prazos e trâmites e que o mundo não para “só” porque há eleições. De outro, aqueles que dizem que seria mais prudente esperar o pleito passar para não interferir no processo democrático.

Eles sabiam

O que aconteceu durante a semana no Regimento da Polícia Montada, no Bairro Tarumã, e na sede do Gaeco de Curitiba poucos sabem. Mas, que a defesa do ex-governador “previu” que a prisão temporária viraria preventiva e Beto passaria as eleições na cadeia, ah, isso previu. Explica por que, um dia antes de vencer o prazo da temporária, eles correram até Gilmar Mendes, que não suporta ver alguém preso.

Em campanha

Embora Beto Richa prometa retomar sua campanha, o estrago parece ter sido feito. Durante a semana, a “cabeça” da chapa pela qual disputa o cargo ao Senado, a governadora Cida Borghetti, disse que sua manutenção no grupo estava insustentável. O que começou torto parece que quebrou de vez.

E por falar em Cida…

A governadora candidata à reeleição passa o fim de semana no oeste do Estado em campanha. Ontem Cida esteve em Foz do Iguaçu e hoje passa por Toledo, onde almoça na Festa do Porco no Rolete, prestigia a Pesca no Lago em Cascavel (14h) e depois segue para Palotina.

Cidade Inteligente

A conectividade em diversos pontos da cidade, com mais de 200 quilômetros de cabos em fibra óptica, colocará Foz do Iguaçu na evolução para o conceito de Cidade Inteligente. A boa notícia foi anunciada na Câmara de Vereadores pelo secretário municipal de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira. Dentre outros assuntos, ele abordou também os avanços no processo de desburocratização com o uso da tecnologia nos serviços públicos.

Cassação

O parecer da Comissão Processante que analisou a denúncia feita contra o vereador Fernando Hallberg (PPL) é o primeiro item da pauta desta segunda-feira (17) na Câmara de Cascavel. Na comissão, formada pelos vereadores Serginho Ribeiro, Josué de Souza e Mazutti, foi definido o arquivamento da denúncia de improbidade administrativa protocolada na Casa no dia 16 de agosto por Gilson Teixeira dos Santos e Ricardo Bernardi Castilhos. A decisão segue procedimento adotado pelo próprio Ministério Público.