Política

Informe da redação do dia 16 de maio de 2019

Debate sobre a reforma

A OAB-Cascavel realiza o 1º Debate sobre a Reforma da Previdência com a participação aberta ao público em geral e presença de especialistas no assunto. Será nesta sexta-feira (17), a partir das 8h30, na sede da OAB-Cascavel. A entrada é gratuita. Entre os palestrantes estão a advogada Eliane Deola, especialista em Direito Previdenciário; o advogado Elcir Glicério Guimarães, representante do Fórum em Defesa da Aposentaria; e o juiz federal Leonardo Cacau Santos La Bradbury, de Florianópolis (SC). Informações: (45) 3224-4896.

Mais dindim

O prefeito Lucio de Marchi levou alguns secretários a Curitiba esta semana para tratar com o governo do Estado diversos convênios com o Município de Toledo. Um dos assuntos foi a assinatura do aditivo da climatização do Hospital Regional no valor de R$ 3 milhões, quando também participou de uma reunião com a comissão de gestão do Hospital formada em abril para tentar pôr aquele elefante branco pra funcionar.

Uniformes

Já em Guaraniaçu, os vereadores aprovaram proposta do Executivo que solicita autorização para conceder uniformes aos servidores do Município. A ideia é tornar o uso obrigatório.

No Senado

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado instalou ontem as subcomissões permanentes de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, dos Idosos e também para as Pessoas com Doenças Raras. O senador Flávio Arns irá presidir o colegiado que discutirá temas da área da pessoa com deficiência e será membro das demais subcomissões.

BR Zilda Arns

Uma homenagem curiosa. O Plenário do Senado aprovou esta semana o projeto que denomina “Rodovia Zilda Arns Neumann” o trecho da BR-369 entre a cidade de Bandeirantes, no Estado do Paraná, e a divisa com o Estado de São Paulo (PLC 106/2018). O projeto segue para sanção da Presidência da República.

Pastoral

O autor do projeto, deputado Diego Garcia (Pode-PR), justificou a homenagem ao destacar a trajetória de vida de Zilda Arns, que foi médica pediatra e sanitarista, e fundou, em 1983, a Pastoral da Criança – programa de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e referência nacional. Zilda foi uma das vítimas do terremoto no Haiti em janeiro de 2010, que deixou mais de 100 mil mortos.

Idiotas úteis

Com seu jeito direto de ser, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) chamou de “idiotas úteis” e “massa de manobra” manifestantes que organizaram uma série de protestos contra os cortes do governo na educação ontem por todo o País. O presidente classificou os protestos como algo “natural” e disse que “a maioria ali (na manifestação) é militante”.

H2O?

“Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada… São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais”, disse Bolsonaro em Dallas. O presidente disse que não queria que houvesse cortes na educação, mas que o problema é que “a gente pegou o Brasil destruído economicamente”.

Derrubar o capitão

Pela manhã, a polêmica girou em torno do filho do presidente o vereador Carlos Bolsonaro. No Twitter, ele alertou para uma ação coordenada no Congresso para tentar bloquear a votação da reforma administrativa (MP 870). “O que está por vir pode derrubar o capitão eleito”, escreveu Carlos, em meio a outros comentários pouco claros.