Política

Informe da redação do dia 16 de maio de 2018

Presidenciáveis em Cascavel

Cascavel recebe esta semana dois presidenciáveis. Hoje, quem estará na cidade é o empresário Flávio Rocha, pré-candidato à Presidência da República pelo PRB. Rocha participa às 9h de palestra na Acic e ao meio-dia atende a imprensa. Já na sexta e no sábado a agenda é com João Vicente Goulart (foto), que vem à região participar de reunião da Executiva Estadual do PPL Paraná. Durante o encontro, no sábado, às 13h30, no auditório da Univel, haverá o lançamento de cerca de 40 pré-candidaturas de deputados federal e estadual.

Ao governo

Já confirmaram presença no encontro os pré-candidatos ao governo do Estado Osmar Dias (PDT) e Ratinho Júnior (PSD). A organização convidou e aguarda resposta da governadora Cida Borghetti, também pré-candidata. Os anfitriões locais serão o deputado estadual Márcio Pacheco, presidente estadual do PPL, e Eloir Posse, presidente do partido em Cascavel.

Nanci fala hoje

Os representantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Foz do Iguaçu se reuniram ontem para definir os ritos do Processo Administrativo Disciplinar que envolve a vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT). A pedido da defesa da vereadora, o depoimento que estava marcado para 18 de maio foi adiantado para hoje, às 11h30, logo após as oitivas com quatro testemunhas de acusação e com a denunciante do processo.

Denúncia

Nanci é investigada por ter ido ao Rio de Janeiro, participar do Rock in Rio, e justificar a ausência na Câmara com atestado médico. Conforme decisão do Conselho de Ética, o rito das oitivas segue o que normalmente já é realizado na Casa de Leis. A imprensa não poderá acompanhar os depoimentos.

Painel com salários I

A Adunioeste propôs ontem que a Reitoria da Unioeste publique a relação de todos os salários dos professores, destacando os valores pagos como adicionais. O sindicato reclama da divulgação de alguns salários que ultrapassam o teto constitucional de R$ 33,7 mil, alegando que se tratam de casos esporádicos e não correspondem à realidade da maioria.

Painel com salários II

“A imprensa deveria ter esclarecido que os altos salários são casos isolados na Unioeste. Diferentemente disso, a maioria dos professores foi exposta injustamente”, disse o Sindicato dos Professores da Unioeste, que declara ainda, em nota, que não concorda com remunerações pagas pela Unioeste que excedam os valores previstos na Lei de Carreira Docente e que excedam o teto constitucional de R$ 33,7 mil.

Passarelas

Em Foz do Iguaçu, a discussão é do espaço aéreo. Classificando-o como um “bem comum de uso do povo”, o Legislativo aprovou regulamentação para a construção de passarelas aéreas na Terra das Cataratas. O Projeto de Lei 10/2018, de iniciativa do Executivo, recebeu nova redação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e foi encaminhado ao plenário, aprovado e segue para sanção do prefeito.

Permissão

A questão é normatizar a construção de passarelas áreas dentro da cidade, sejam elas feitas pela iniciativa privada ou pelo Poder Público. Para que uma empresa construa uma estrutura dessas interligando dois pontos há um custo que o empresário assume pela construção e manutenção da passarela. Tal valor cobrado pelo Município se refere a uma compensação pela utilização do espaço público.

Outorga

O projeto fixa ainda que a permissão de uso do espaço aéreo será outorgado pelo prazo máximo de dez anos. O uso do espaço só será concedido a quem estiver regular com o Fisco municipal e quando os empreendimentos atenderem a todas as normas urbanísticas e ambientais.