Política

Informe da redação do dia 16 de junho de 2018

Cida nomeia Alceni Guerra

A governadora Cida Borghetti nomeou o ex-ministro Alceni Guerra (foto) para um cargo comissionado na Secretaria de Comunicação Social. Alceni é amigo do secretário Alexandre Teixeira. Como Alceni, que há anos não disputa eleição e nunca foi ligado à área de comunicação, sua nomeação causou estranheza até de aliados do grupo. Há quem diga que a estratégia é conseguir mais apoio político para a campanha de reeleição de Cida.

Oficialmente

Segundo o governo, a função de Alceni “será como um consultor estratégico para questões como o relacionamento com as demandas municipais e a relação dessas demandas com a comunicação social do governo do Estado”. Entendeu?

Poder

O cargo do ex-ministro Alceni no Estado é um DAS-1, que só fica abaixo do próprio secretário.

Limpa?

O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, anunciou ontem a substituição de 12 servidores públicos da administração municipal. Para responder por cinco secretarias serão designados funcionários concursados como responsáveis até a nomeação efetiva dos novos titulares.

Primeiro escalão

Dentre os 12 cargos substituídos estão seis secretários: Luisa Cordelia Soalheiro (Saúde), Lenecir Benacchio (Desenvolvimento Econômico e Associativismo), Carlos Kraemer (Agricultura e Meio Ambiente), Leandro Riegel (Administração), Lenice Alcara (Finanças) e José dos Santos Costa (Planejamento).

E mais…

Também estão sendo substituídos o procurador-geral do Município, Marcelo Gubert, o assessor jurídico Douglas Perin (a pedido), a assessora de imprensa Michele Noro, a chefe da Divisão de Imprensa, Ieda Bonfanti, a diretora do Departamento de Licitações, Compras e Contratos, Priscila Foss Dreher, e o diretor do Departamento de Transportes, Volnei Sangaletti.

Quem entra

Serão designados para responder pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Associativismo: Cleonice Becker; pela Administração: Airton Oberger; pelas Finanças: Cinthia Fantinell; pelo Planejamento: Alcir Martins Vianna Junior. Na Agricultura o prefeito convidou o servidor José Carlos de Oliveira. E, no Departamento de Trânsito, Virgílio Socolovski.

Motivos

Zado assumiu o comando da prefeitura nesta semana, após a cassação de Airton Copatti (MDB) por nepotismo e pagamentos de gratificações irregulares. O novo prefeito convocou a imprensa na segunda-feira para falar sobre as mudanças.

Assembleia

No dia 20 de junho, às 14h, a Adunioeste realizará uma assembleia na sala multiuso no prédio da biblioteca da Unioeste câmpus Foz do Iguaçu. Na pauta, além da apresentação da nova diretoria, será deliberado sobre uma metodologia de assembleia via videoconferência, definidos os delegados para o Conad e feitos encaminhamentos sobre o Tide.

TV Receita

A TV Receita lança hoje uma nova série vídeos institucionais sobre o trabalho da Receita Federal nas principais localidades. No primeiro vídeo a sociedade pode conferir com mais detalhes o trabalho de combate ao contrabando, descaminho e pirataria na Alfândega de Foz do Iguaçu. As imagens apresentam o controle de bens de passageiros e viajantes na ponte da amizade que liga o Brasil ao Paraguai e o trabalho no Porto Seco rodoviário.

Repressão

A forte repressão a ilícitos nas estradas e toda a região da tríplice fronteira também estão no vídeo, que detalha como a Receita Federal conseguiu acabar com os comboios que há alguns anos traziam mercadorias irregulares para dentro do território nacional.