Política

Informe da redação do dia 14 de julho de 2018

Rocha desiste

“Ser vice não é meu projeto”. Com essa declaração, Flávio Rocha (PRB), o CEO da Riachuelo, anunciou ontem a saída da disputa pelo Planalto nas eleições 2018. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que o Brasil "passa por um momento turbulento" e por isso "não pode flertar com os extremos". E negou intenção de apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB): "Não saio para apoiar ninguém. Saio para não entrar em uma luta quixotesca. Não aceitaria ser vice. Não é meu projeto".

Quadro Negro

A ex-primeira-dama e secretária estadual de Ação Social, Fernanda Richa, também prestou depoimento perante promotores do Ministério Público Estadual encarregados de conduzir as investigações no âmbito da Operação Quadro Negro. Ela falou das relações de amizade que uniam as famílias Richa e Fanini, relatando viagens e encontros sociais e confirma que, uma semana antes de ser preso, Maurício Fanini esteve no apartamento do ex-governador, mas que ela não presenciou a conversa reservada que ambos tiveram. As revelações são da revista Veja, no blog do jornalista Guilherme Voitch.

“Ap” do Marcello

Ao longo do depoimento, Fernanda dá explicações sobre a compra do apartamento para o filho Marcello que, segundo Fanini, teria sido parcialmente financiado com recursos provenientes da fraude na Educação. Ela nega. Mostrou aos promotores extratos das movimentações bancárias, a origem dos recursos e os documentos relativos à transação imobiliária e que demonstrariam a inexistência de entrada de recursos ilícitos no negócio.

Uniformes I

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) do Paraná julgou procedente representação da Lei de Licitações contra exigências do Pregão Presencial 154/13 (aberto em 2013), da Prefeitura de Cascavel, destinado à compra de 28 mil kits de uniformes escolares, no valor estimado de R$ 4,3 milhões. A conclusão do Pleno foi que a exigência do edital afronta o Prejulgado nº 22 da corte.

Uniformes II

A empresa Brink Mobil Equipamentos Educacionais alegou que dois itens do edital estavam irregulares: especificações técnicas para a composição, gramatura e cores dos tecidos exigidos para a confecção dos uniformes; e a exigência de apresentação de amostra na data da abertura do pregão. Em sua defesa, o então prefeito Edgar Bueno defendeu a regularidade daquelas exigências.

Uniformes III

Só que, de acordo com o tal Prejulgado nº 22 do TCE-PR, a apresentação de amostra do bem a ser adquirido só pode ser exigida por instrumento convocatório e apenas do licitante classificado provisoriamente em primeiro lugar. Por conta disso, o TCE determinou ao Município de Cascavel que, em suas próximas licitações, exija amostras somente do licitante classificado em primeiro lugar, como condição para assinatura do contrato, fixando um prazo razoável para tanto, atendendo, assim, o disposto no Prejulgado nº 22 do TCE-PR.

Plano Diretor

O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Palotina, Gerson Araldi, se reuniu com vereadores para tratar das ações desenvolvidas pelo conselho no acompanhamento da revisão do Plano Diretor de Palotina. Dia 17 tem a segunda audiência pública da revisão do Plano Diretor, no Teatro Municipal Ludovico Riedi, a partir das 19h. e, no dia seguinte, a segunda oficina com a mesma temática, no mesmo local e horário.

Nomeados

O ex-vereador Juarez Berté foi nomeado para o cargo de coordenador regional do oeste. Outro recém-nomeado é o advogado Ricardo Soares Martins, que vai comandar a Ferroeste. Ambos assumem na segunda-feira. A reportagem do Jornal O Paraná conversou com os dois e traz neste domingo alguns dos desafios que terão pela frente. Acompanhe na edição impressa e nas redes sociais.