Política

Informe da redação do dia 12 de outubro de 2018

Sperafico volta ao mandato

Passadas as eleições do Estado e depois de sete meses na chefia da Casa Civil, Dilceu Sperafico (PP) anunciou ontem em Cascavel que deixará o cargo antes do fim da gestão de Cida Borghetti (PP). Ele pretende assumir novamente o mandato de deputado federal, que se encerra em dezembro – quem está na cadeira dele como suplente é Reinhold Stephanes (PSD). Sperafico decidiu não disputar as eleições após seis mandatos na Câmara dos Deputados. “Cumpri minha missão. Deixei um legado em todos os municípios. É momento de renovar e tenho direito de cuidar dos meus negócios. Fui convidado a atuar na Casa Civil e não foi à toa”.

Vida política

Mas Sperafico não pretende ficar longe da vida política. A candidatura à Prefeitura de Toledo é descartada, mas no governo do Estado interessaria um cargo para representar o oeste paranaense: “Se me chamarem para algo importante estarei à disposição, caso contrário estou bem como estou”. Ele não se encontrou com Ratinho Júnior, eleito governador do Paraná em primeiro turno. Como ainda está no alto escalão, Sperafico encaminha as tratativas para condução do cargo de governo. Em 3 de dezembro haverá uma reunião no Palácio do Iguaçu para definir os detalhes para posse do sucessor de Cida: “Será a condução de governo mais pacífica que o Estado já houve”.

Oeste perdeu

Na Câmara, Sperafico quer se assegurar da condução de verbas para o Hospital Regional em Toledo, que continua fechado e sem previsão de abertura, e também da manutenção de repasses ao Hospital Bom Jesus. O resultado das eleições na região, para Sperafico, é de “perdas significativas de representatividade”. “Lamento e lamento muito. Cidades como Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, que tinham parlamentares estaduais e federais importantes… A região não soube reeleger ou escolher alguém daqui. Não adianta: o de fora busca o voto, até faz alguma coisa, mas não faz com o mesmo comprometimento que um parlamentar nosso”.

Deputados lembrados

Na discussão sobre as indenizações aos proprietários das áreas usadas para a construção do Aeroporto Regional, Dilceu Sperafico fez questão de citar deputados da região: Adelino Ribeiro (PRP), André Bueno (PSDB) e Alfredo Kaefer (PP). Inclusive, ao citar Kaefer, lembrou que este teve participação importante para o encaminhamento do projeto do Aeroporto.

Tarifa menor

A Câmara de Foz do Iguaçu volta a discutir uma redução na tarifa do transporte público. Na sessão dessa quinta-feira, quem levantou o debate sobre a redução da passagem foram os vereadores Celino Fertrin e Anderson Andrade. A cobrança de informações sobre o assunto foi aprovada pelos pares, encaminhada ao Executivo e aguardam resposta.

Três ministros

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, concedeu coletiva ontem ao lado de parlamentares que o apoiam e disse que Onyx Lorenzoni (DEM) seria o chefe da Casa Civil, general Augusto Heleno para a Defesa e o economista Paulo Guedes para a Economia, caso seja eleito dia 28 de outubro.

Imprensa livre

Bolsonaro disse ainda que vai valorizar a pesquisa tecnológica e que vai "garantir o legítimo direito à defesa do cidadão", referindo-se ao direito ao porte de arma. "Queremos que a imprensa seja independente e tenha responsabilidade no que escreve", complementou.