Política

Informe da redação do dia 12 de junho de 2018

Em busca da obra perdida

Nem bem tinha anunciado e o governo federal já tirava da lista a tão esperada e sonhada obra da BR-469, em Foz do Iguaçu. A duplicação da Rodovia das Cataratas foi cortada para compensar o subsídio do óleo diesel, concedido para pôr fim à greve dos caminhoneiros. Para tentar “salvar” a obra, vereadores de Foz aprovaram requerimento para reforçar a importância da obra. De acordo com os parlamentares, essa medida do governo federal irá prejudicar investimentos já previstos para obras importantes no Município. Além do ofício, vereadores formarão uma comitiva para irem pessoalmente a Brasília defender a manutenção do investimento.

Sete territórios

Programa menina dos olhos do prefeito Leonaldo Paranhos, o Território Cidadão chega à sua sétima edição hoje. Agora, o projeto é no Bairro Floresta, um dos mais populosos de Cascavel. A ação vai beneficiar também os moradores dos Jardins Brasília, Consolata e Clarito, além de loteamentos próximos.

Paradeira geral

A instabilidade cambial tem afetado diretamente as vendas nos comércios de Puerto Iguazu e Cidade de Leste, na Argentina e no Paraguai, respectivamente. O reflexo pode ser sentido com pouquíssimos compradores brasileiros fazendo compras nos centros comerciais dos dois países, em especial em Cidade de Leste.

Lojas vazias

No comércio paraguaio, as lojas estão praticamente vazias com um movimento apenas de sacoleiros em busca de roupas e cobertores mais em conta do que no Brasil. A expectativa do comércio dos três países, incluindo Foz do Iguaçu, é de que as férias de julho melhore o movimento do turismo.

Gilmar solta…

“Intestino preso? Chama o Gilmar Mendes que ele solta”… São muitas as piadinhas que circulam nas redes sociais sobre a caneta do ministro do STF e agora um número dá razão a elas. Desde o mês passado, Gilmar já soltou 20 presos da Lava Jato, um deles duas vezes.

Eleições

Três membros da mais alta corte do Brasil estarão neste mês em Curitiba para discutir grandes temas que envolvem as eleições de 2018 no contexto jurídico. Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux estão confirmados entre os palestrantes do 6º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que ocorre nesta semana, de 13 a 15, no auditório da pós-graduação da Universidade Positivo.

Busca e resgate

A elite de busca e resgate da América Latina estará em Cascavel neste sábado. Trata-se da última etapa do processo de capacitação do Comitê Internacional de Busca e Resgate – CIBER S.A.R. O evento começa às 8h, no auditório da Acic, e vai reunir representantes de entidades de atendimento à emergência e ajuda humanitária, civis ou militares.

Colaboração mútua

As duas primeiras etapas de treinamento foram realizadas nas cidades de Puerto Iguazu e Córdoba, na Argentina. A proposta do Comitê é criar instâncias de colaboração mútua, coordenação técnico-administrativa, operacional e logístico em diversas fases dos desastres (sejam naturais ou antrópicos), bem como padronizar todo o sistema educativo dos países conglomerados. Em Cascavel, o responsável por prospectar e captar o evento é o CCVB (Cascavel Convention & Visitors Bureau).

Empreendedorismo

O Cojem (Conselho do Jovem Empreender) ligado à Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon) realiza a palestra “Empreender em Marechal” com o professor e doutor em Desenvolvimento Regional Jandir Ferrera de Lima, nesta quarta-feira. A palestra, que ainda faz parte das ações da campanha Feirão do Imposto Nacional, tem como objetivo motivar os participantes à empreenderem.

Contas

Na mesma noite, o Observatório Social de Rondon, que é parceiro da ação, fará a prestação de contas das atividades realizadas de janeiro a abril deste ano.