Política

Informe da redação do dia 10 de julho de 2018

Ciclo de debates

A Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) abre nesta semana o ciclo de debates com os pré-candidatos ao governo do Estado do Paraná. E o primeiro é o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD). Além de ouvir demandas dos empresários, Ratinho também vai apresentar algumas de suas propostas para fortalecer a geração de emprego, a economia e o desenvolvimento da região oeste e de todo o Paraná. Será às 18h30.

Promessas de Beto

No ano passado, o Jornal O Paraná divulgou uma série de reportagens sobre as promessas feitas e não cumpridas pelo ex-governador Beto Richa. Os dados surpreendem. Agora, é o G1 quem publica levantamento semelhante. De 76 promessas, 17 foram cumpridas. Elas estão listadas em infográficos e o site promete “atualizar” conforme cada um for cumprida. É que Beto, no afã da campanha à reeleição, registrou suas promessas em cartório. Não foi suficiente para virarem realidade.

 

Cida nos states

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, cumpre agenda oficial nas cidades de Washington e Nova Iorque, nos Estados Unidos, dos dias 14 a 18 de julho. Na capital norte-americana, a governadora se reúne com a diretoria do Banco Mundial para debater o cronograma da execução das obras e ações relacionadas ao empréstimo que a entidade tem com o Estado.

Money

O governo do Estado realiza o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná com recursos da instituição internacional. O projeto tem financiamento de US$ 350 milhões para investimentos em nove programas envolvendo saúde, educação, meio ambiente e agricultura. Cida também irá iniciar as negociações para a ampliação da parceria, com a liberação de um novo empréstimo ao Paraná para dar continuidade às ações.

Na ONU

Em Nova Iorque, a governadora foi convidada para ser uma das palestrantes do Fórum de Alto Nível Político sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na sede das ONU (Organizações das Nações Unidas) dias 17 e 18 de Julho. Cida falará sobre a experiência do Paraná e suas ações para a implementação da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.

Interino

Enquanto Cida estiver fora do País, quem assume o cargo é o presidente do TJ-PR, desembargador Renato Bettega. Isso porque a lista de sucessão está meio desfalcada. Não tem vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, está impedido porque é candidato à reeleição.

Convenção do PDT

Mais um partido com pré-candidato ao governo do Estado agenda sua convenção partidária. O PDT paranaense marcou a convenção estadual do partido para 4 de agosto, das 9h às 12h, no Clube Recreativo Dom Pedro II, em Curitiba. No encontro, o nome de Osmar Dias será oficializado como candidato do PDT ao governo do Estado. Serão definidos ainda os candidatos a deputado estadual e federal pela legenda.

Sem vice

Por enquanto, não há definição de alianças nem de quem será o vice na chapa de Osmar. Situação parecida do PSD e do MDB, que agendaram a convenção para o dia 21 de julho. O PSD não tem vice definido para Ratinho Jr. E o MDB sonha em se abraçar com o PDT.

Silêncio

A Câmara de Toledo homenageou na sessão de ontem o empresário Cândido Garcia, 82 anos, falecido pela manhã em Umuarama. Candinho, vice-reitor da Unipar, teve aprovado em 1998 pela Câmara o Título de Cidadão Honorário pela sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social de Toledo. Os vereadores prestaram um minuto de silêncio em sua memória.

Madril eleito

Em Cascavel, a Câmara definiu ontem o vereador Policial Madril (PMB) para o cargo de vice-presidente, em lugar de Romulo Quintino que se licenciou para assumir a Secretaria de Meio Ambiente. Madril recebeu 11 votos, contra dez a Jaime Vasatta (Podemos). A vitória pode pavimentar o caminho para Madril assumir a presidência da Casa ano que vem.