Política

Informe da redação do dia 08 de outubro de 2018

Atraso das urnas

Houve fila em muitas urnas durante o dia de ontem em todo o Paraná. Tanto que o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) começou a apuração e logo depois interrompeu, retomando apenas às 18h, porque ainda havia muitos eleitores nas urnas. Em Cascavel, por exemplo, a forte chuva registrada à tarde atrasou a chegada das urnas ao Fórum Eleitoral. A expectativa da entrada das primeiras delas era prevista para logo após as 17h, com o fim da votação, mas eram quase 18h e poucas delas haviam dado entrada na sede do Fórum. A leitura dos votos no Município só ocorreu por volta das 19h.

Urnas e votação

Nos 80 locais de votação em duas zonas eleitorais cascavelenses com 700 urnas, ao menos 18 delas deram problema e foram substituídas, mas não houve a necessidade de votos manuais. Ao menos uma eleitora pediu para registrar em ata que o voto para presidente não ofereceu a opção de confirmar. O fato será apurado.

Na mídia

O ex-vereador de Cascavel Jeovane José Machado, conhecido como Ganso Sem Limite, ganhou a mídia nacional em menos de 24 horas. No sábado à noite, “estrelou” uma longa reportagem sobre os gestores que não queremos na qual lembraram a condenação de Ganso por compra de votos. E ontem, ele foi preso em flagrante adivinhem fazendo o que? Comprando votos. Ganso estava com santinhos emplastificados de um ex-colega da Câmara de Vereadores.

Crimes eleitorais

Entre os aspectos curiosos registrados no processo eleitoral em Cascavel, estão as suspeitas de compra de voto. Segundo a Polícia Militar, de 14 atos registrados no Paraná, quatro foram em Cascavel. Os suspeitos foram levados para o Fórum de Cascavel para serem ouvidos, assinaram termo circunstanciado e foram liberados.

Sujeira

Embora bem menos que nos anos anteriores, a sujeira provocada pelo despejo de santinhos em frente a locais de votação sobretudo na região norte de Cascavel rendeu multas aos candidatos. Ao menos dois candidatos a deputados federais foram notificados.

Made in Cascavel

Cascavel abriga os dois suplentes dos dois senadores eleitos. Vilson Basso, ex-presidente do Apae de Cascavel, é primeiro suplente de Flávio Arns (Rede); e Plínio Destro é segundo suplente do Professor Oriovisto Guimarães (Podemos).

Magoou?

Acostumado a usar suas redes sociais para castigar aqueles que não lhe apetecem, Roberto Requião (MDB) fez um desabafo pelo Twitter ontem, logo no início da apuração dos votos, quando já despontava em terceiro lugar: “Boca de urna do senado no Paraná me tira da disputa para o senado. Efeito Bolsonaro e duro ataque de infamias e calunias nas redes nos ultimos dias? Minha posição nacionalista não muda um milimetro, mas respeito a decisão do voto (sic)”.

Pedágios

Em seu primeiro pronunciamento após eleito, Ratinho Jr. aproveitou para falar da intervenção dos pedágios: “Eu acho que essa intervenção foi muito mais para criar um fato político de campanha do que realmente tenha um resultado claro. Vamos esperar a Justiça e vamos buscar fazer da melhor maneira possível. Existe um contrato. Quem vai dizer se esse contrato vai ser rompido ou não é a Justiça”, alfinetou.

TSE deixa a desejar

Quem deixou a desejar nestas eleições foi o TSE e os tribunais regionais eleitorais. Começou cedo com o aplicativo e-Título fora do ar logo no início da votação. Ao longo do dia, os telefones da Justiça Eleitoral de Cascavel estavam inacessíveis. E, no fim do dia, era preciso acender vela, chamar santo, dar três pulinhos para conseguir ter acesso à apuração online, a qual foi bastante confusa no caso dos coeficientes. Um contraste das eleições passadas, em que costumava dar um show.