Política

Informe da redação do dia 08 de maio de 2018

Elias Thomé assume Secretaria de Justiça

O novo secretário da Justiça Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, tomou posse oficial no cargo ontem. Um dos primeiros nomes confirmados pela governadora Cida Borghetti, Thomé foi coordenador-geral da secretaria e já responde pela pasta desde o início de abril deste ano. Ao assinar o livro de posse, Cida afirmou que o profissionalismo do novo secretário, demonstrado no trabalho diário da pasta, foi decisivo para a escolha do nome. “Confio no trabalho sério, responsável e ético já demonstrado pelo secretário frente à Secretaria da Justiça”. Elias é servidor de público do Tribunal de Contas. Foi diretor de Contabilidade e Finanças, diretor de Análise e Transferência, membro de comissões internas e grupos de estudo técnicos. Também já exerceu atividades e gerenciamento na Casa Civil do Governo do Estado. Thomé faz parte da equipe da Secretária de Justiça desde 2016.

Conselhão

Presidentes estaduais dos cinco partidos que formam a base de apoio da pré-campanha de Ratinho Júnior ao governo do Paraná se reuniram ontem para definir um modelo de trabalho em conjunto. Ficou acordado que cada uma das cinco legendas (PSD, PSC, PRB, PR e PV) indicará cinco nomes que formarão uma espécie de conselho. Nesse novo modelo, o “conselhão” será o braço político para apoiar e orientar as ações nas bases de cada partido e em total integração com Ratinho Júnior.

Presidenciável

O empresário Flávio Rocha, CEO da Riachuelo, estará em Cascavel na quarta-feira da próxima semana, dia 16. Ele se reúne com empresários, profissionais autônomos e autoridades às 9h30 na Sala Paraná, na Acic. Flávio Rocha é um dos pré-candidatos à Presidência da República.

Lula candidato

Ao lembrar os 30 dias de prisão do ex-presidente Lula, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) aproveitou ontem dizer que o PT lançará o ex-presidente como candidato a presidente e que é mentira que Lula não possa se candidatar. Segundo ela, a Lei da Ficha Limpa não impede que o ex-presidente participe do processo eleitoral, ainda que sub judice, enquanto houver possibilidade de recursos plausíveis para instâncias superiores. “As pessoas estão tentando dizer que Lula não pode ser candidato. É mentira!”, postou em seu perfil no facebook, após voltar a criticar o Judiciário, pedindo provas contra o ex-presidente.

Recado da cadeia

Inclusive, Lula segue se manifestando de dentro da cadeia para a militância. Ontem postou em seu site oficial depoimento no qual volta a se declarar inocente pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP). O imóvel e a reforma feita nele seriam propina de empreiteiras em troca de contratos com o governo. O petista nega.

Tranquilo

“Completam-se 30 dias que estou aqui aguardando que o Moro e o TRF-4 digam qual crime eu cometi. Não sei se os acusadores dormem com a consciência tranquila que eu durmo. A minha tranquilidade é porque eu tenho vocês”, assina Lula, que também mandou recado por meio do teólogo Leonardo Boff, que o visitou ontem, dizendo que é “candidatíssimo”: “Ele disse que vai governar para os mais pobres, para que eles saiam da exclusão e que agora devem pertencer ao Brasil”, repassou Boff.

Escola de Governo

Hoje tem mais uma Escola de Governo da Prefeitura de Cascavel. Serão apresentadas as ações e as metas da Secretaria de Assistência Social. A partir das 8h30, no auditório do Paço Municipal.