Política

Informe da redação do dia 07 de março de 2019

.

Mão no lixo

A crise da coleta do lixo em Toledo causou situações inusitadas. Sem servidores para pôr nas ruas, sobrou para comissionados “vestirem a camisa” e subirem na caçamba. Gente com salários de mais de R$ 10 mil sentiu na pele o que os assalariados fazem para viver. Foi traumatizante, dizem.

E as entidades

O que chama a atenção da crise é o silêncio das autoridades. Ontem, a Acit (Associação Comercial e Empresarial de Toledo) divulgou release à imprensa acerca da reunião da diretoria executiva na qual recebeu o Observatório Social de Toledo. Com a cidade vertendo lixo, a pauta foi um balanço das atividades dos últimos quatro meses de 2018.

E a fiscalização?

Uma delas tem interesse gigante no assunto (afinal, sacolas de lixo se amontoaram na frente das empresas nos últimos dias), outra tem como principal função fiscalizar o poder público… se alguém tocou no assunto durante o encontro de ontem, o que foi dito ficou entre as quatro paredes.

Vai feder mais

Mas parece que a situação do lixo em Toledo está bem longe do fim, como chegou a anunciar ontem a assessoria da prefeitura. O assunto já chegou a organizações nacionais, que prometem não serem tão boazinhas assim com assuntos que cheiram tão mal.

Reajuste

Em Palotina, a Câmara de Vereadores aprovou reajuste salarial aos servidores ativos, inativos e pensionistas de 3,59% retroativo a janeiro de 2019 e 1,41% a partir de outubro de 2019. O mesmo percentual (3,59%) foi autorizado ao subsídio do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais, e também aos servidores da Câmara.

Ela não!

Não bastam as dificuldades para negociar um acordo com os demais partidos de oposição, o PT tem muito trabalho interno a ser feito. A disputa pela presidência do partido já começou e promete ser acirrada. A atual presidente, Gleisi Hoffmann, deve tentar a reeleição, mas uma ala (e grande) não a quer mais de jeito nenhum.

Outra ala

Um grupo de governadores ligados à sua própria corrente – a CNB (Construindo um Novo Brasil) – defende um nome do Nordeste para presidir o PT, dentre eles o senador Humberto Costa (PE) e o deputado José Guimarães (CE). No ano passado, a ala da CNB contrária à Gleisi tentou emplacar Fernando Haddad, mas Lula vetou a articulação.

Dindim de volta

A Rodonorte fechou acordo histórico e promete “devolver” aos paranaenses R$ 350 milhões ganhados ilicitamente mediantes os aditivos fraudulentos firmados para sobrefaturar as tarifas. Ah! Mas só vai receber de volta quem andar pelas rodovias, pois a devolução será na forma de desconto de 30% sobre o valor do pedágio.

Faltam cinco

Essa é uma das seis. Faltam cinco concessionárias denunciadas no maior desvio de dinheiro a que a Lava Jato já teve acesso no Paraná, segundo os próprios procuradores. Quem será a próxima?

Que que é isso, meu povo?

Quem ganhou o desfile na Sapucaí poucos sabem, mas pergunta aí o que que é “golden shower”. A polêmica postagem do presidente Jair Bolsonaro em seu perfil de Twitter na terça-feira de Carnaval ganhou mais repercussão que qualquer escola de samba. O vídeo com cenas nada bonitas de se ver virou notícia de tudo quanto é lado e até o Planalto precisou divulgar nota dizendo que o presidente não quis criticar o Carnaval, apenas mostrar alguns exageros cometidos. Se você perdeu, segue aí: Golden shower é o nome popular (em inglês) para o fetiche de urinar na frente de um parceiro ou sobre ele.