Política

Informe da redação do dia 05 de setembro de 2018

Salário mínimo regional

Em encontro com representantes da Força Sindical na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, ontem, o candidato do PSD ao governo, Ratinho Junior, falou dos investimentos em infraestrutura para atrair empresas para o Paraná e se comprometeu a manter o salário mínimo regional. Para o candidato, os investimentos na infraestrutura dos municípios e a redução da burocracia estatal, previstos no plano de governo, vão contribuir diretamente para a criação de vagas de empregos em todas as regiões do Estado.

Diálogo

A governadora Cida Borghetti, candidata a reeleição no Paraná (coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM), disse ontem que uma das marcas de seu governo é a reabertura do diálogo com os sindicatos dos servidores a respeito dos salários, mas sem abrir mão do equilíbrio fiscal e das contas públicas. “Eu tenho responsabilidade com 11 milhões de paranaenses, responsabilidade fiscal e também não podemos infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal", reafirmou Cida, que adiantou o compromisso com a valorização do funcionalismo estadual.

Respeito

Cida Borghetti disse que não cedeu às medidas eleitoreiras e vetou o aumento de salários a outros poderes – Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria e Judiciário Estadual -, que foi promulgado pelo Legislativo. "Eu propus o aumento de 1% para destravar a data-base. Isso é respeito ao funcionalismo, respeito à população, respeito aos 11 milhões de paranaenses”.

De onde sai

A governadora lembrou que "o dinheiro é um só”. “O Tesouro do Estado é um só, que vem do sagrado dinheiro dos nossos contribuintes", disse Cida, que reafirmou: “Vou abrir a discussão e o diálogo após as eleições, não podemos em um momento eleição fazer atitudes eleitoreiras e colocar em risco toda as finanças do Estado, infringir a lei de responsabilidade fiscal e comprometer as despesas.

Teimosinha

Pela segunda vez em dois dias, Gleisi Hoffmann tentou visitar o ex-presidente Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba. Na segunda-feira ela foi barrada pelos agentes que cumpriam ordens da juíza da Vara Federal de Execuções Penais, Carolina Lebbos, que não mais reconhece que a senadora atua como advogada do ex-presidente – condição que lhe daria direito a visitas a qualquer dia e não apenas às quintas-feiras.

Na trave

Ela quis fazer companhia a Fernando Haddad e também passar pela catraca de controle dos visitantes. Ontem aconteceu a mesa coisa. Acompanhava o tesoureiro-nacional do PT, Emídio de Souza, e outra vez foi impedida – apesar dos estridentes protestos.

Ibope suspenso

E por falar em Lula… O Ibope suspendeu a divulgação da pesquisa presidencial contratada pelo Estadão e pela Globo que deveria ter ido ao ar na noite de ontem. O instituto questiona o TSE se pode divulgar a pesquisa com o nome de Lula, declarado inelegível na madrugada de sábado (1º). As informações são de Igor Gadelha, da Crusoé.

Quadro Negro

A comunidade do Colégio Wilson Joffre protestou ontem devido ao abandono das obras dos laboratórios. Um dos colégios mais tradicionais de Cascavel pode estar envolvido no escândalo da Quadro Negro, esquema de desvios de dinheiro da educação. Nesse caso, tanto a direção quanto os pais querem saber onde foi parar o dinheiro que teria sido repassado pelo governo federal.

Mini-CPI

Em junho, foi aprovado pela Câmara dos Deputados pedido apresentado pelo deputado federal Alfredo Kaefer (PP) para que o TCU (Tribunal de Contas da União) também investigasse as construções das escolas do Paraná porque muitas delas receberam recursos federais. É o caso do Wilson Joffre, cujas obras foram autorizadas no Governo Beto Richa e paradas com um terço concluído.