Política

Informe da redação do dia 04 de julho de 2018

Um legado?

A governadora Cida Borghetti inaugura nesta quarta-feira (4), às 9h, a sede da Divisão de Combate à Corrupção – DCCO. A divisão é uma unidade da Polícia Civil do Paraná criada por decreto da governadora em maio deste ano com o objetivo de implantar uma política de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública, assim como aos crimes contra ordem econômica e tributária. Fica na Rua Deputado Mário de Barros, no Centro Cívico, em Curitiba. Sem dúvida, importante legado deixado pela governadora para o combate à corrupção pública.

Requião

Protagonista de uma série de eventos nada afáveis com a imprensa local e regional, o senador Roberto Requião (MPD) estará em Cascavel nesta sexta-feira. Ele vem a convite do vereador Paulo Porto (PCdoB) e da Frente Brasil Popular de Cascavel para falar sobre “soberania popular e a atual conjuntura política do País”. O evento será às 19h, no plenário da Câmara de Cascavel.

Argumento

Porto defendeu assim o evento: “Neste momento de extrema instabilidade para o País, gerada pelas ações do Governo Temer, com a ameaça eminente (sic) de privatização de setores estratégicos da indústria nacional, como o pré-sal, por exemplo, é importante ouvir o que o senador Requião, que desponta como um dos grandes líderes do movimento pela defesa de um país soberano e autônomo, tem a dizer”.

Em tempo…

Vale lembrar que Requião é do MDB, até pouco tempo PMDB, mesmo partido do nosso presidente, Michel Temer.

Semáforos

Hoje a Câmara realiza audiência pública para tratar do funcionamento dos semáforos em Cascavel entre a 0h até as 6h. Já foi tentado o semáforo piscante (amarelo) em Cascavel por duas vezes e não deu certo e o objetivo é discutir uma maneira conjunta em outra solução para a cidade. Pelo jeito, fechar os sinais de madrugada não tem agradado.

Dirceu livre

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), cassou a determinação do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, de pôr tornozeleira eletrônica no ex-ministro José Dirceu, solto semana passada da cadeia mesmo condenado a 30 anos de prisão.

Contas OK

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) do Paraná aprovou as contas da Câmara de Toledo relativas ao ano de 2017. A decisão foi tomada por unanimidade pelos conselheiros da Primeira Câmara do TCE, acompanhando o voto do conselheiro relator Fernando Augusto Mello Guimarães. O julgamento ocorreu no último dia 19 de junho e a decisão foi informada na manhã dessa terça-feira.

Aperto

O presidente da Câmara de Toledo, Renato Reimann, que ocupa pela segunda vez o cargo, destacou o desempenho dos recursos gastos com a folha de pessoal em relação ao limite previsto, que é de 70% e atingiu 35,05%, enquanto o gasto total da Câmara poderia atingir 6% do orçamento do Município e ficou em 3,02%.

Educação e saúde

A Itaipu Binacional e a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) firmaram ontem um convênio para a realização do Programa de Educação Continuada, voltado ao desenvolvimento de competências dos gestores e técnicos das áreas de saúde, educação e gestão dos 399 municípios paranaenses cobertos pela AMP.

Objetivo

O programa está estruturado em três pilares: Gestão Educacional, Capacitação em Saúde e Governança Municipal. A execução se dará por meio do desenvolvimento de projetos de capacitação técnica e orientação aos profissionais, e compreende investimentos de cerca de R$ 4,9 milhões ao logo dos próximos 18 meses.

***A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cascavel para o biênio 2019/2020 será dia 17 de julho, logo após a sessão ordinária. ***O Projeto de Resolução 09/2018 convocando os vereadores para a votação foi lido ontem. ***Ontem Romulo Quintino assumiu como secretário de Meio Ambiente de Cascavel e hoje, às 9h, Soldado Jeferson assume a vaga de vereador.