Política

Informe da redação do dia 01 de julho de 2018

Sabatina a pré-candidatos ao governo

Os quatro pré-candidatos ao governo do Estado mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais confirmaram presença na sabatina que será promovida pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) nesta terça-feira, dia 3. O evento será no Lizon Hotel, em Curitiba, e esta será a primeira sabatina que realizada com os pré-candidatos. Para o encontro, conforme decisão dos representantes das associações regionais de municípios do Paraná, foram convidados os pré-candidatos Ratinho Junior (PSD), Osmar Dias (PDT), Cida Borghetti (PP) e Dr. Rosinha (PT). O critério para a escolha dos nomes foi a posição em pesquisa de intenção de votos. O mediador da sabatina será o prefeito de Coronel Vivida e presidente da AMP, Frank Schiavini. Apesar de procurada, a entidade não confirmou o horário do evento.

SR federal?

O jornalista e ex-vereador Sérgio Ricardo foi convidado pelo PRB, no qual está filiado desde 2012, a disputar uma vaga à Câmara Federal. O convite tem prazo curto. SR tem de definir neste fim de semana, porque, se aceitar disputar as próximas eleições, precisa deixar seu programa na Rádio Independência, em Cascavel, cujo prazo terminou ontem. A princípio, Sérgio diz que até pretende voltar à política, mas não agora. “Participar das eleições deste ano não estava nos meus planos. Em 2020 sou candidato”.

Progressistas

O PP (Progressistas) se reuniu na noite de sexta-feira em Cascavel e bateu o martelo no lançamento oficial de Alfredo Kaefer à reeleição para a Câmara Federal. No Paraná, com apoio da governadora Cida Borghetti, a proposta é ampliar o quadro no Congresso Nacional: com a eleição de ao menos cinco deputados federais. Na Assembleia Legislativa, pelo menos cinco cadeiras são pleiteadas pelo PP.

Propostas

Após encontro do Diretório Municipal do PP em Cascavel, os membros apresentaram possíveis pré-candidatos para deputado estadual pela sigla. Em dez dias uma nova reunião será realizada para apresentar a lista dos escolhidos para representar a região no Estado: a intenção do PP é lançar uma mulher. Também está entre os possíveis pré-candidatos Eugênio Rozetti Filho, que era responsável pela Secretaria Municipal Antidrogas de Cascavel.

Convênios

A Itaipu Binacional assina, nesta segunda-feira (2), 55 convênios e planos de trabalho com governos municipais, além de entidades como Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Cindersop (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Social, Educacional e Cultural Sustentável da Região Oeste do Paraná), Cipiquiri (Consórcio Intermunicipal do Piquiri) e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. São R$ 130 milhões a serem aplicados de 2018 a 2021.

Cida e Alfredinho

Mesmo na corrida agenda, a governadora Cida Borghetti não perde a leveza, faz brincadeiras e conversa com todos. Ontem, em Cascavel, logo após o discurso do prefeito Leonaldo Paranhos, a governadora usou com cuidado os números de tudo o que veio assinar, afinal, é bastante informação que chega em pouquíssimo tempo, um sem-fim de gente pra dar atenção e, na boa fala, trocou o nome do prefeito: “Como disse o Alfredo Kaefer, quem não tem o registro não é dono”. Foi de boa! Não houve constrangimentos nem contratempos.