Política

Informe da redação: disque-eleitor, sabatina em Santa Helena e eleições no Sudoeste

Disque-eleitor

Sem atendimento presencial ao cidadão por conta da pandemia do novo coronavírus, o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) inaugurou uma central telefônica para tirar as dúvidas de eleitores na reta final antes do primeiro turno das eleições, neste próximo domingo, dia 15. O Serviço de Atendimento Telefônico – Eleições 2020 conta com 50 linhas telefônicas atendidas por servidores da Justiça Eleitoral. O atendimento vai das 12h às 19h até a sexta (13), das 8h às 17h no sábado e das 7h às 17h no domingo, dia da eleição. O número é o 0800 640-8400.

 

Sabatina

Em Santa Helena, a Acisa abre espaço para os candidatos a prefeito e a vice-prefeito apresentarem suas propostas de governo aos associados e à população em geral. Cada candidato fará explanação geral e responderá cinco perguntas, quatro sorteadas dentre o total questões elaboradas pela entidade e, uma comum a todos os candidatos. A sabatina será nesta quinta-feira, a partir de 18h30, na sede da entidade.

 

Agenda

Já o Crea-PR estendeu suas ações a Foz do Iguaçu e Medianeira e entregou a Agenda Parlamentar aos candidatos a prefeito e a vice-prefeito. A entidade tem percorrido as maiores cidades da região para buscar o compromisso dos postulantes ao Executivo com pautas do segmento.

 

No sudoeste

Nas eleições municipais deste domingo, 120 candidatos a prefeito disputam o comando das 42 prefeituras da região sudoeste do Paraná. A quantidade de candidatos cresceu mais de 30% em relação a 2016, quando 89 chapas foram registradas na região. Dentre as candidaturas, há algumas curiosidades: em três municípios tem chapa única; 19 candidatos vão para a reeleição e somente sete chapas (6%) são encabeçadas por mulheres. Na região, 480,9 mil eleitores estão aptos a votar.

 

Fique esperto!

Neste ano, a eleição vai ocorrer com algumas mudanças devido à pandemia. A votação vai começar uma hora antes e a Justiça Eleitoral recomenda que o horário das 7h às 10h seja reservado aos eleitores com mais de 60 anos. Também é indicado que cada um leve sua caneta para a seção de votação. Ninguém votará sem máscara!

 

Novo apelo

Além dos inúmeros recursos via Justiça, agora o PT apresentou um manifesto com 400 assinaturas de “líderes” de mais de 46 países da África, da Ásia, da América e da Europa pedindo a “anulação da sentença injusta e ilegal contra Lula”. O documento foi entregue ontem a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

 

Nova consulta

A Secretaria da Educação e do Esporte lançou ontem edital autorizando a realização de consulta pública em mais 16 colégios cuja comunidade escolar reivindica a migração para o modelo cívico-militar. A consulta começa hoje pela manhã e se encerra na noite do dia 12. Da região, há mais uma estrutura em Foz do Iguaçu. Na semana passada, 186 dos 217 colégios tiveram aprovação da comunidade para a migração.

 

Michel Temer na Univel

A Univel recebe (virtualmente) nesta quarta-feira o ex-presidente Michel Temer, que participa do 18º Congresso de Direito do Centro Universitário de Cascavel. Doutor em Direito Público, Temer falará sobre Democracia e Vulnerabilidades, justamente o tema desta edição, em transmissão a partir das 19h40.