Política

Informe da redação: Deltan, Paranaprevidência e Itaipu fibra

Informe da redação:  Deltan, Paranaprevidência e Itaipu fibra

Conselhão censura Deltan

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) decidiu ontem aplicar pena de censura ao procurador da República Deltan Dallagnol em razão de publicações feitas pelo ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato no Paraná com relação à eleição da presidência do Senado em 2019. Oito conselheiros acompanharam o voto do relator, conselheiro Otávio Luiz Rodrigues Jr, que entendeu que Deltan violou o dever funcional de guardar o decoro ao interferir no pleito e ainda mobilizar a opinião pública contra o senador Renan Calheiros. A sanção imposta a Deltan, de censura, é a segunda na escala de penas que podem ser aplicadas aos procuradores – logo após a advertência. Na prática, pode dificultar a promoção ou benefícios de carreira dentro da Procuradoria e agravar uma eventual punição futura.

Paranaprevidência

O FES (Fórum das Entidades Sindicais) denuncia um déficit de meio bilhão de reais de contribuição patronal ao Fundo de Previdência dos servidores do Paraná, acumulado desde 2014.

Itaipu Fibra

A Fundação Itaipu Brasil (Fibra) também será transferida para Foz do Iguaçu. A Itaipu está investindo R$ 5,2 milhões na obra, que deverá ficar pronta em tempo recorde de cinco meses, ou seja, fevereiro de 2021. O local escolhido para a construção é um terreno doado pela usina na Vila A, próximo do Centro Executivo. “Esse é um investimento que está 100% de acordo com o interesse da nossa gente. Afinal, estamos trabalhando para aqueles que fazem de Itaipu o orgulho de todos nós, brasileiros e paraguaios”, disse o general Joaquim Silva e Luna.

Maior receita I

O deputado federal Vermelho conversou com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o convidou para uma visita a Foz do Iguaçu para um debate com líderes iguaçuenses e dos municípios lindeiros ao Parque Nacional. “O ministro confirmou a presença, mas ainda falta definir a data. Nós queremos um debate amplo e aberto sobre o parque, construir uma agenda positiva com Foz do Iguaçu e todos os municípios que fazem divisa com o parque”, disse.

Maior receita II

Uma das principais reivindicações do deputado ao ministro será no sentido de aumentar a participação da cidade na fatia da arrecadação que o ICMBio tem, tanto do que se refere aos ingressos, como das concessionárias. “Por ser município sede das Cataratas do Iguaçu, Foz recebe uma quantia ínfima. Queremos construir uma proposta com a sociedade e apresentá-la ao ministro para que a nossa cidade tenha uma participação mais efetiva para investir em divulgação e infraestrutura”.

Custas de cartórios

A Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) inicia campanha nas redes sociais “Diga não” ao aumento das taxas de cartórios no Estado. A entidade representa mais de 300 associações comerciais do Paraná, abrangendo um universo de 50 mil empresas. A campanha é direcionada aos deputados estaduais, para que não aprovem o reajuste dos emolumentos dos cartórios extrajudiciais, que consta da pauta de votação na Assembleia Legislativa, conforme substitutivos e emendas aos Projetos de Lei 886/2019, 887/2019, 888/2019, 889/2019 e 891/2019. “Pedimos a Vossas Excelências que, como legítimos representantes do povo paranaense, legislem em favor dele e tenham sensibilidade para perceber que o aumento de preços proposto é inoportuno e impertinente, neste difícil momento pelo qual passa a economia paranaense, brasileira e mundial”, diz carta enviada aos parlamentares, assinada pelo presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.