Política

Informe da redação: Deltan deixa Lava Jato, Sob ameaça e mesários

Deltan deixa Lava Jato

Coordenador da Lava Jato no Paraná nos últimos seis anos, o procurador da República Deltan Dallagnol informou ontem que está se desligando da força-tarefa para cuidar da filha, de um ano e dez meses. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Deltan diz que sua filha manifestou sinais de regressão no desenvolvimento e requer dedicação dos pais. “É uma decisão difícil, mas o certo a fazer por minha família. Continuarei a lutar contra a corrupção como procurador e como cidadão”, escreveu no Twitter. Deltan deixa a Lava Jato em momento crítico, mas que pode ser estratégico e talvez até garantir a sobrevida da força-tarefa.

Sob ameaça

Em decisão liminar proferida nessa terça pela subprocuradora-geral da República Maria Caetana Cintra Santos, integrante do Conselho Superior do Ministério Público Federal, a atual estrutura da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba foi prorrogada por mais um ano. O prazo terminaria no próximo dia 10 de setembro. Maria Caetana decidiu pela liminar após o procurador-geral, Augusto Aras, adiar a discussão para uma sessão extraordinária, ainda sem data.

Mesários

O Paraná ultrapassou ontem a marca de 60,1 mil mesários inscritos como voluntários para trabalhar nas próximas eleições municipais. A conquista foi resultado de um esforço coletivo de magistrados, servidores, profissionais de imprensa, universidades e dos próprios mesários, que incentivaram a participação de novos voluntários. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e pelo aplicativo e-Título. O Estado precisa de mais uns 25 mil mesários.

Treinamento

Inclusive, teve início ontem o treinamento para os mesários que atuarão nas eleições municipais deste ano. Em razão da pandemia de covid-19, a capacitação será, preferencialmente, a distância, por meio do Portal de Educação a Distância do TSE.

1º Debate

A Band tem tradição de realizar o primeiro debate eleitoral nas campanhas. A emissora informou ontem que adiou o debate a candidatos a prefeito para 1º de outubro. É que a data estava previamente agendada para 17 de setembro, mas as convenções partidárias, que definem os candidatos, vão até 25 de setembro.

Comissões

O “calouro” Gugu Bueno foi eleito vice-presidente da Comissão de Educação da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). Já Márcio Pacheco foi reeleito vice-presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que continua sob a presidência do deputado Delegado Francischini. A Alep tem 25 comissões permanentes, cujos membros foram eleitos na semana passada para os biênios 2021/2022 em sessões remotas.

Inelegíveis

Todos os olhos, ao menos os mais ansiosos, se voltam hoje para a divulgação da lista dos inelegíveis do Paraná. O TRE-PR recebe a Lista dos Agentes com Contas Julgadas Irregulares pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), na qual constam informações de prefeitos e gestores públicos que demonstraram má conduta na administração do dinheiro público nos últimos oito anos e tiveram as contas reprovadas. A cerimônia será em reunião virtual, das 13h30 às 14h30, pela plataforma Zoom. Até ontem, a lista trazia 37 nomes só em Cascavel, para se ter uma ideia. Inclusive, você pode dar uma sondada nela clicando aqui.