Política

Informe da redação: debates, sabatina e fake news

Debates em Cascavel
A AMC (Associação Médica de Cascavel) fará três debates entre os candidatos à Prefeitura de Cascavel. O primeiro será hoje (21), às 21h, e vai pôr frente a frente os candidatos a vice-prefeito. No próximo dia 29, será entre os candidatos a prefeito, assim como o do dia 10 de novembro, ambos às 21h, na sede da entidade, no Recanto Tropical. A transmissão será ao vivo, pelo Facebook da entidade e do Jornal O Paraná. Os candidatos das oito chapas foram convidados.

Sabatina
O candidato a prefeito de Cascavel a ser sabatinado nesta quinta (22) pela Amic é o deputado federal Evandro Roman, do Patriota. O projeto “Nossa Voz nas Eleições” é transmitido ao vivo pela página do Facebook do Jornal O Paraná, com início às 19h30.

Na espera
Por falar em Roman… a reportagem do Jornal O Paraná tenta, desde o dia 22 de setembro, agendar uma entrevista com o candidato Roman, até hoje sem sucesso. O motivo seria a “falta de agenda”.

Impugnada
A Justiça Eleitoral impugnou mais uma pesquisa de intenção de votos à Prefeitura de Cascavel. A pesquisa é da VOX Data. Na ação, o PDT aponta três inconsistências na metodologia dos entrevistados.

Fake news
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que usará a Polícia Federal contra pessoas que atuam como “profissionais” em disseminar notícias falsas durante as eleições 2020. Para o ministro, há dois grupos que espalham desinformação: os “inocentes úteis” e os “profissionais”. Segundo ele, uma das maiores preocupações neste período são as “milícias digitais”, responsáveis por ataques organizados e pagos para desacreditar o sistema eleitoral e as instituições. Fique esperto! Verifique a procedência da informação antes de passá-la adiante.

Multados
O TCE-PR emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas de 2016 do Município de Jesuítas, de responsabilidade do ex-prefeito Osvaldo de Souza (gestão 2013-2016). Ele foi multado em R$ 15.990 por falhas na prestação das contas. E o atual prefeito, Aparecido José Weiller Júnior, (gestão 2017-2020), recebeu multa de R$ 3.198 pelo envio de dados ao Tribunal com atraso.

Novas formas
O governo do Estado vai avaliar o desempenho dos serviços públicos durante a pandemia e estudar cenários futuros e modernização do trabalho do servidor. Ontem, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, reuniu a procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira; o controlador-geral, Raul Siqueira, e o secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, para definir as linhas de trabalho de um grupo multidisciplinar que será criado nos próximos dias com esse objetivo.


Vice no MT
O empresário e ex-piloto Joacir Alves, mais conhecido como Joacir da Comil, é candidato a vice-prefeito da cidade de Colniza (MT), que fica a mais de mil quilômetros de distância da capital, Cuiabá. Ele endossa a chapa Juntos somos mais fortes, que tem Nelci Capitani como candidata a prefeita. Com empresa também em Cascavel, volta e meia Joacir está na Capital do Oeste.

Missa

Ainda consternados com a perda, familiares e amigos convidam para a Missa de 7º Dia de André Heitor Costi, que será realizada nesta quarta-feira, às 19h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel.