Opinião

Informe da redação: curso para vereadores, apelo ao ministro e cultos

A informação de que quatro vereadores de Cascavel pretendem ir a Curitiba para um curso rendeu muita repercussão negativa

Informe da redação: curso para vereadores, apelo ao ministro e cultos

Pegou mal

Em tempos de pandemia e crise, a informação de que quatro vereadores de Cascavel pretendem ir a Curitiba para um curso rendeu muita repercussão negativa. A informação foi divulgada no programa EPC, da Catve, na noite de ontem. O grupo é formado por Alécio Espínola (PSC), Romulo Quintino (PSC), Cidão da Telepar (PSB) e Josias (PTC), que vão fazer um curso sobre atuação dos vereadores, com custo total de R$ 3.560.

 

Moção

Os vereadores de Cascavel aprovaram ontem moção que apela ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e ao governador Ratinho Júnior para que não sejam implantados os novos pedágios na região oeste, em especial o que ficaria na BR-467 entre Cascavel e Toledo. Assinaram como autores 17 dos 21 vereadores.

 

Escola de Governo

Ainda em Cascavel… A primeira Escola de Governo de 2021 será nesta terça-feira (9), com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alcione Gomes, detalhando as ações desenvolvidas em 2020, a retomada econômica e projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para 2021. O evento será no auditório da Prefeitura de Cascavel, a partir das 8h30.

 

Cultos religiosos

Uma resolução da Secretaria de Estado de Saúde publicada na última sexta (5) liberou a realização de cultos religiosos com capacidade de até 50% da lotação máxima no Paraná. Na resolução anterior, a liberação era para até 30% da capacidade do local. Fica mantida a obrigatoriedade do uso da máscara e do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

 

Concurso

O MPT-PR (Ministério Público do Trabalho no Paraná), a DPE-PR (Defensoria Pública do Estado do Paraná) e a DPU (Defensoria Pública da União) estão solicitação que a prova do concurso público para contratação de delegados e agentes da Polícia Civil no Paraná, programada para 21 de fevereiro, seja adiada.

 

Fura-fila

O Ministério da Saúde recebeu pedidos de 45 grupos diferentes para prioridade na fila da vacina contra a covid-19. O PNI (Plano Nacional de Imunização) ainda está na primeira fase, com a vacinação de grupos prioritários como profissionais de saúde, indígenas e idosos. O PNI tem 27 grupos prioritários, que somam 77,2 milhões de brasileiros.

 

Fura-fila II

Dentre os 45 grupos que já solicitaram prioridade ao ministério estão: personal trainers, trabalhadores dos Correios, fonoaudiólogos, produtores rurais, aeronautas, profissionais de limpeza, guardas municipais, burocratas das agências de regulação, seguranças privados, trabalhadores de telecomunicações e dentistas.

 

Articulação

O presidente Jair Bolsonaro determinou ao ministro da Casa Civil, Braga Netto, que articule ações complementares de apoio aos estados e ao Distrito Federal que precisarem de ajuda no combate à covid-19. A ordem de Bolsonaro foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (8) e se trata de um reforço às ações do Ministério da Saúde, que acumula problemas de gestão ao longo da crise sanitária, como o atraso nas negociações para a compra de vacinas.

 

Destaque

O ex-vereador cascavelense Fernando Hallberg (PDT) embasou reportagem da Folha de S.Paulo sobre candidaturas laranjas. Ele aponta 539 candidaturas com risco de serem laranjas nas 16 cidades brasileiras que têm mais de 1 milhão de habitantes. Hallberg fisgou os casos de mulheres que tiveram menos de 20 votos e que não fizeram até dois votos na seção eleitoral em que votam. Em 218 desses casos, não há nem o voto delas para elas. Em Cascavel, são 25 suspeitas.