Política

Informe da redação: conta hackeada, lindeiros e falta justificada

Conta hackeada

A conta oficial do Instagram do chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, @gutosilva1, foi invadida na última segunda (4) por volta de 16h45. Os responsáveis pela invasão fizeram modificações e apagaram conteúdos.  Especialistas acreditam se tratar de uma tentativa de phishing, com o objetivo de roubar a conta e esvaziar as postagens. O phishing, ou roubo de identidade on-line, é um dos ataques mais corriqueiros na internet. Trata-se de uma fraude para obter informações confidenciais como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartão de crédito, também usada para alterar ou criar postagens que não refletem as ideias e diretrizes da conta hackeada.

Guto Silva alerta as pessoas sobre a invasão e pede que desconsiderem novos conteúdos publicados, bem como ignorem eventuais mensagens ou solicitações enviadas usando a conta invadida.

 

Outra conta

Para ver até onde vai a disposição de hackers… Na pequena e pacata Nova Aurora, a prefeitura é que sofreu a invasão da página oficial na internet. Nesse caso, os “hackers” informaram uma vaga aberta para zeladora. “Pedimos desculpas e estamos buscando resolver esse problema para não ocorrer novamente essa situação”, diz comunicado na fanpage da prefeitura ontem.

 

Lindeiros

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu iniciou nesta semana processo de contato com os novos gestores municipais da região. As visitas estão sendo feitas pela diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler. O contato serve para a entrega de carta com orientações sobre a eleição do conselho, que deve ocorrer até meados de fevereiro.

 

Quebrado I

E você que pensou que 2021 seria melhor… Ontem, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil está quebrado e que ele não consegue fazer nada. Segundo ele, a culpa é da pandemia de covid-19, que tem sido “potencializada pela mídia”. “Chefe, o Brasil está quebrado, e eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, teve esse vírus, potencializado por essa mídia que nós temos. Essa mídia sem caráter. É um trabalho incessante de tentar desgastar para tirar a gente daqui e atender interesses escusos da mídia”, disse o mandatário para um grupo de apoiadores na parte externa do Palácio da Alvorada.

 

Quebrado II

Quem não deve ter gostado das declarações é o ministro Paulo Guedes, que adotou discurso otimista no fim do ano que o Brasil está crescendo em V, em plena recuperação econômica, e que os efeitos da crise foram muito menores que os de 2015.

 

Falta justificada

O eleitor que deixou de votar nas eleições de 2020 e não justificou poderá apresentar a justificativa até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno) e até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno). A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, quem deixou de votar no primeiro e no segundo turno terá de justificar as duas faltas, separadamente.

 

Falta II

Segundo o TSE, a justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio do comparecimento a um cartório eleitoral para a entrega do RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, no Portal do TSE ou ainda nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

 

Se a moda pega…

A Justiça chinesa condenou à morte o ex-presidente da China Huarong, uma empresa estatal de gestão de ativos financeiros, após ele ser julgado por prevaricação (foi condenado por aceitar subornos). Ele também é acusado de bigamia. A sentença é uma das mais severas decorrentes da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping.