Opinião

Informe da Redação: Concessão, Transporte Público

Informe da Redação: Concessão, Transporte Público

Transporte Público

Na audiência pública “Subsídio Estadual para o Transporte Público em Todas as Regiões do Paraná”, realizada ontem (11) na Alep, foi discutido os principais pontos do PL 781/19, que regulamenta a concessão do subsídio ao transporte público e pretende torná-la acessível às outras regiões do Estado.

 

Auditoria

Após dois anos suspensas o Tribunal de Contas do Paraná está retomando as fiscalizações presenciais nos municípios paranaenses. As auditorias in loco previstas no Plano Anual de Fiscalização de 2022 foram iniciadas na última semana e deverão ser intensificadas a partir dessa semana.

 

Ações

Entre os principais temas de fiscalização neste ano estão os sistemas de transporte coletivo de Foz do Iguaçu e Londrina e as finanças da empresa de economia mista Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), as obras em trechos ainda não concluídos da Linha Verde, em Curitiba.

 

Concessão

O Governo do Paraná vai terceirizar os serviços de implantação, operação, manutenção e gestão dos pátios veiculares integrados do Estado. O governador Ratinho Junior anunciou o lançamento do edital da concessão dos primeiros 44 pátios dos Detrans, divididos em dois lotes e localizados em diferentes regiões do Estado. Eles acumulam cerca de 34 mil veículos/ano.

 

Recadastramento

Os servidores ativos da Prefeitura de Foz do Iguaçu devem realizar o censo cadastral, de forma on-line e de caráter obrigatório, até o dia 31 de julho. O Censo Cadastral tem como objetivo atualizar a base cadastral dos servidores ativos no sistema de gestão previdenciária utilizado pela Fozprev.

 

Homenagem

O Tenente-Coronel Amarildo Roberto Ribeiro recebeu ontem (11) o título de Cidadão Honorário de Cascavel. A homenagem é devida aos serviços prestados a comunidade enquanto Amarildo esteve à frente do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel. A sessão solene foi realizada na Câmara de Cascavel.

 

Alvaro Dias

Sem Sergio Moro, o Podemos voltou a sondar o senador Alvaro Dias para uma possível nova candidatura à Presidência da República. Entretanto, segundo informações, Dias disse que decidirá seu futuro político até julho. Dependendo da decisão, essa também poderá impactar diretamente na eleição para o Palácio Iguaçu.

 

Braga Netto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) garantiu que há “90%” de possibilidade do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, integrar a chapa nas eleições deste ano como candidato a vice-presidente. “Noventa por cento Braga Netto, pronto, fechou. Noventa por cento o Braga Netto, está fechado aí”, disse Bolsonaro.

 

Base cartográfica

A base cartográfica das áreas urbanas de 218 municípios será atualizada e disponibilizada gratuitamente às prefeituras até o fim deste ano. Isso significa a identificação completa das ruas; pavimentos já implantados; edificações públicas como creches, escolas e postos de saúde, redes de distribuição de energia e número de lâmpadas em ruas e avenidas, entre outros. Também será atualizado o Cadastro Técnico Imobiliário, com a identificação de lotes e edificações privadas, o que permite ganhos na arrecadação do IPTU.

 

Vence hoje!

E falando em IPTU, a primeira parcela do imposto em Cascavel tem o vencimento nesta terça-feira (12), tanto para quem vai pagar de forma parcelada, como para quem vai aproveitar o desconto de 10% e fazer o pagamento à vista. Caso não seja possível pagar em cota única, a Prefeitura parcela em até nove vezes, com a primeira parcela também vencendo hoje.