Política

Informe da redação: cloroquina dos Estados Unidos, Pazuello no PR e Davi Alcolumbre

Presente de grego

A doação de 2 milhões de comprimidos de cloroquina dos Estados Unidos ao Brasil virou uma tremenda dor de cabeça aos estados. É que eles vieram em frascos grandes, e o Ministério da Saúde quer que os estados façam o fracionamento para o uso correto das doses recomendadas, o que exige laboratório para tal. Ninguém sabe ainda a conta, mas é capaz de ficar mais caro do que se tivessem comprado o remédio no Brasil. Aliás, nem isso precisa. O colunista José Casado, de “O Globo”, fez um levantamento no almoxarifado do Ministério da Saúde e descobriu que: os laboratórios do Exército entregaram uma encomenda de 2,5 milhões de comprimidos entre abril e junho e dois pedidos seguidos ao fabricante Farmanguinhos totalizam 7 milhões de comprimidos, que, somados ao presentinho de Donald Trump, são 11,5 milhões de comprimidos. Considerando que o consumo normal do produto para tratar lúpus e malária era de 300 mil/ano, o estoque do governo pode durar 38 anos.

 

Pazuello no PR

E por falar em saúde… O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri, informa que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, estará nesta quinta (23) em Curitiba. Virá tratar de ações conjuntas de combate à pandemia do coronavírus. Deve se reunir com o governador Ratinho Junior, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e autoridades sanitárias.

 

No Sul

Pazuello está percorrendo as capitais da Região Sul do Brasil, onde a pandemia avança. Ontem esteve em Porto Alegre, de onde a reunião foi transmitida ao vivo ao lado do governador Eduardo Leite.

 

Cabra macho

Davi Alcolumbre peitou a Polícia Federal ontem e em nome do colega de Senado José Serra, alvo de mandado de busca e apreensão. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, assinou embaixo e o gabinete de Serra foi poupado.

 

Lava Jato

Técnicos da PGR (Procuradoria-Geral da República) chegaram ontem a Curitiba para buscar os dados de toda a investigação da Operação Lava Jato. Eles cumprem decisão do ministro Dias Toffoli, que no último dia 9 determinou o compartilhamento dos dados, atendendo pedido da PGR que relata “resistência ao compartilhamento” e à “supervisão de informações” por parte dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

 

É coisa, hein!

A expectativa é de que o trabalho dos técnicos dure uma semana, devido ao volume de material. Serão compartilhados dados de 50 milhões de movimentações financeiras que somam R$ 4 trilhões e 1.784 relatórios digitalizados de inteligência financeira produzidos pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), algo em torno de mil terabytes de dados.

 

13º na conta

Mais uma prefeitura do oeste antecipou o 13º salário. Céu Azul depositou na segunda (20) metade do benefício, num total de R$ 633.357 que entrou na conta de 456 servidores. A data do pagamento não foi escolhida ao acaso: “Consultamos o comércio que aprovou a iniciativa”, explica o prefeito Germano Bonamigo.

 

Fique esperto

Está com a conta de luz atrasada? Fique esperto! As distribuidoras de energia elétrica foram autorizadas a cortar a energia de consumidores que deixarem de pagar suas contas a partir de 1º de agosto. Apenas enquadrados no programa Tarifa Social terão o fornecimento mantido até o fim do ano, mesmo que não consigam arcar com as faturas. A decisão é da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O corte ficou suspenso de 24 de março a 31 de julho, o que permitiu que alguns relaxassem no pagamento.